Bolo crocante

diet
sem glúten
sem lactose

0

Porção

30 porções

Cifrão

Valor por porção

R$0,00

Informação nutricional

Valor nutricional

1,033,39 kcal

Marlene Bahiense Rodrigues

Receita enviada por Marlene Bahiense Rodrigues

Em 16/08/2007

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Massa:

  • 2. Bata na batedeira os ovos inteiros, o açúcar e a essência de baunilha até obter uma massa fofa e esbranquiçada. Junte a farinha de trigo, o sal, o fermento, a manteiga derretida e quente e envolva delicadamente com auxílio de um fouet até ficar homogêneo. Distribua a massa em uma fôrma de 24 cm de diâmetro, untada e forrada com papel manteiga, e asse em forno preaquecido à 180ºC até dourar.

  • 3. Creme de Caramelo:

  • 4. Em uma panela grande coloque o leite, a metade do açúcar, o doce de leite e leve ao fogo até abrir fervura. Em uma tigela grande coloque as gemas, o restante do açúcar e bata com auxílio de um fouet até obter uma gemada fofa e clara. Junte o amido de milho e a farinha de trigo e bata bem. Em seguida, agregue o leite fervente à gemada, envolvendo delicadamente. Coloque a mistura obtida novamente na panela e volte ao fogo, mexendo sempre, até obter um creme liso, brilhante e firme. Junte a baunilha, o licor e envolva bem. Deixe esfriar completamente. Bata o creme frio na batedeira até ficar homogêneo, acrescente a manteiga macia, aos poucos, e bata até obter um creme brilhante. Reserve uma pequena porção do creme para utilizar na cobertura externa do bolo e, ao creme restante, agregue as nozes. Empregue.

  • 5. Calda para Regar:

  • 6. Em uma panela pequena misture o açúcar, a água, a canela e leve ao fogo até abrir fervura. Deixe esfriar, retire a canela e acrescente o licor. Empregue.

  • 7. Montagem do Gâteau:

  • 8. Divida o bolo em três discos iguais. Reserve. Utilizando um aro de inox com 22/24 cm de diâmetro e 6cm de altura, inicie a montagem do bolo com uma camada de genoise regada com a calda, farta camada do Crème au Caramel (já batido com a manteiga), fina camada de chantilly, repita todas as camadas e finalize com genoise regada e chantilly. Em seguida, cubra o bolo montado com filme plástico e leve-o à geladeira por algumas horas ou até o dia seguinte. No dia seguinte, desenforme o bolo e decore como segue abaixo.

  • 9. Torres de Caramelo para Decoração:

  • 10. Em uma panela pequena coloque todos os ingredientes e leve ao fogo (sem mexer) até obter uma calda da cor de guaraná claro. Em seguida, desligue o fogo, aguarde que toda a espuma da calda seja naturalmente eliminada e prepare as torres sobre uma chapa de alumínio untada com óleo de milho. Empregue na decoração.

  • 11. Decoração:

  • 12. Desenforme o bolo e alise toda a sua lateral e superfície com o Crème au Caramel reservado (sem as nozes). Em seguida, aplique as torres de caramelo em toda a lateral e um ninho de caramelo no centro do bolo.

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Recomendamos pra você
Comentários
Marlene Bahiense Rodrigues

QUE DELÍCIA!!!!!!!