Bolo de aniversário

diet
sem glúten
sem lactose

0

Porção

7 porções

Cifrão

Valor por porção

R$0,00

Informação nutricional

Valor nutricional

498,04 kcal

luciana rodrigues brettas

Receita enviada por luciana rodrigues brettas

Em 06/10/2008

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Deixe os ovos e o leite em temperatura ambiente.

  • 2. Forre uma forma de 18cm com papel manteiga.

  • 3. Pré-aqueça o forno a 170oC.

  • 4. Coloque os ovos numa tigela grande. Dê uma ligeira batida apenas para desmanchar as gemas. Junte o açúcar e bata na batedeira por cerca de 15 minutos em velocidade alta até ficar uma espuma clara e volumosa. A massa tem que ficar bem encorpada, que dê para desenhar um 8 e não desmanche. Abaixe a velocidade da batedeira para o mínimo e bata por 1 minuto. Isto deixa a massa uniforme e sem grandes bolhas. Peneire metade da farinha e misture delicadamente. Peneire o resto da farinha e misture mais um pouco. Espalhe o leite sobre a massa e misture tudo bem mas delicadamente. Este bolo não leva fermento, ele cresce e se mantém fofinho apenas com os ovos batidos. Misture a massa até que ela caia da colher formando fitas, se cair num pelotão, misture mais um pouco. Tome muito cuidado para não misturar demais, pois a massa ficará pesada e não crescerá!

  • 5. Despeje a massa na forma e espalhe uniformemente Acerte a superfície e dê algumas pancadinhas no fundo para tirar o ar. Leve ao forno para assar por 20 a 30 minutos ou até que fique levemente corado na superfície.

  • 6. Retire do forno e deixe esfriando numa grelha.

  • 7. Leve tudo ao fogo e deixe fervendo por 5 minutos. Retire as especiarias e deixe esfriar. Se quiser, adicione rum ou licor de sua preferência.

  • 8. Leve o leite ao fogo junto com as sementes de baunilha ou gotas do extrato. Bata as gemas com o açúcar até esbranquiçar. Junte a farinha peneirada e misture bem. Quando o leite ameaçar ferver, retire e vá despejando na gemada aos poucos, misturando sempre mas sem bater. Peneire de volta na panela onde aqueceu o leite e volte ao fogo forte. Vá misturando com colher de silicone sem parar. Quando começar a engrossar, misture sentido horário e anti-horário sem parar e rápido para não empelotar. Quando ficar um creme grosso e brilhante, retire do fogo e despeje numa travessa. cubra com filme plástico bem rende e deixe esfriar. Antes de usar, dê uma misturada vigorosa para voltar a ficar cremoso ou senão use batedeira para agilizar.

  • 9. Cozinhe as ameixas com a água até ficarem bem macias. Deixe até formar uma pasta grossa. Deixe esfriar. Junte o doce de leite e o creme de leite e misture bem.

  • 10. Montagem:

  • 11. Divida o bolo em 3 partes. Forre a forma onde assou o bolo com filme plástico e coloque a primeira camada de bolo. Umedeça com calda e espalhe o creme de confeiteiro. Distribua pedacinhos de frutas em calda ou frescas da sua preferência (usei abacaxi em calda). Coloque mais uma camada de bolo e dê uma leve pressionada para nivelar. Umedeça com mais calda e espalhe o creme de ameixas. Coloque a terceira camada de bolo, aperte levemente e umedeça. Feche com filme plástico e leve à geladeira por algumas horas, de preferência de um dia para o outro.

  • 12. Desenforme o bolo no prato de servir e cubra com chantilly. Decore à gosto e deixe na geladeira até a hora de servir

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Categorias Relacionadas
    Recomendamos pra você
    Comentários