logomarca cybercook

Bolo de aniversário

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (23)



Preparo

  1. 1.
    Deixe os ovos e o leite em temperatura ambiente.
  2. 2.
    Forre uma forma de 18cm com papel manteiga.
  3. 3.
    Pré-aqueça o forno a 170oC.
  4. 4.
    Coloque os ovos numa tigela grande. Dê uma ligeira batida apenas para desmanchar as gemas. Junte o açúcar e bata na batedeira por cerca de 15 minutos em velocidade alta até ficar uma espuma clara e volumosa. A massa tem que ficar bem encorpada, que dê para desenhar um 8 e não desmanche. Abaixe a velocidade da batedeira para o mínimo e bata por 1 minuto. Isto deixa a massa uniforme e sem grandes bolhas. Peneire metade da farinha e misture delicadamente. Peneire o resto da farinha e misture mais um pouco. Espalhe o leite sobre a massa e misture tudo bem mas delicadamente. Este bolo não leva fermento, ele cresce e se mantém fofinho apenas com os ovos batidos. Misture a massa até que ela caia da colher formando fitas, se cair num pelotão, misture mais um pouco. Tome muito cuidado para não misturar demais, pois a massa ficará pesada e não crescerá!
  5. 5.
    Despeje a massa na forma e espalhe uniformemente Acerte a superfície e dê algumas pancadinhas no fundo para tirar o ar. Leve ao forno para assar por 20 a 30 minutos ou até que fique levemente corado na superfície.
  6. 6.
    Retire do forno e deixe esfriando numa grelha.
  7. 7.
    Leve tudo ao fogo e deixe fervendo por 5 minutos. Retire as especiarias e deixe esfriar. Se quiser, adicione rum ou licor de sua preferência.
  8. 8.
    Leve o leite ao fogo junto com as sementes de baunilha ou gotas do extrato. Bata as gemas com o açúcar até esbranquiçar. Junte a farinha peneirada e misture bem. Quando o leite ameaçar ferver, retire e vá despejando na gemada aos poucos, misturando sempre mas sem bater. Peneire de volta na panela onde aqueceu o leite e volte ao fogo forte. Vá misturando com colher de silicone sem parar. Quando começar a engrossar, misture sentido horário e anti-horário sem parar e rápido para não empelotar. Quando ficar um creme grosso e brilhante, retire do fogo e despeje numa travessa. cubra com filme plástico bem rende e deixe esfriar. Antes de usar, dê uma misturada vigorosa para voltar a ficar cremoso ou senão use batedeira para agilizar.
  9. 9.
    Cozinhe as ameixas com a água até ficarem bem macias. Deixe até formar uma pasta grossa. Deixe esfriar. Junte o doce de leite e o creme de leite e misture bem.
  10. 10.
    Montagem:
  11. 11.
    Divida o bolo em 3 partes. Forre a forma onde assou o bolo com filme plástico e coloque a primeira camada de bolo. Umedeça com calda e espalhe o creme de confeiteiro. Distribua pedacinhos de frutas em calda ou frescas da sua preferência (usei abacaxi em calda). Coloque mais uma camada de bolo e dê uma leve pressionada para nivelar. Umedeça com mais calda e espalhe o creme de ameixas. Coloque a terceira camada de bolo, aperte levemente e umedeça. Feche com filme plástico e leve à geladeira por algumas horas, de preferência de um dia para o outro.
  12. 12.
    Desenforme o bolo no prato de servir e cubra com chantilly. Decore à gosto e deixe na geladeira até a hora de servir

Vídeo recomendado

Comentários (0)

Bolos Receitas de bolo de aniversario Bolos com recheio ou cobertura Creme de leite Ameixa Ameixa seca Baunilha Canela Canela em pau Fava de baunilha Gema de ovo Leite condensado Papel manteiga