1

Bolo de carolinas

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (17)


Preparo

  • 1. Prepare as carolinas: numa panela média, ferva 1 xícara (chá) de água com a manteiga e o sal. Retire do fogo e adicione de uma só vez a farinha de trigo. Volte ao fogo e mexa rapidamente até que a massa desprenda da panela. Apague a chama e deixe amornar. Coloque a massa na batedeira e, em velocidade média, vá adicionando os ovos um a um, batendo sempre até que a massa fique lisa e brilhante. Com um saco de confeitar com bico pitanga, faça15 mini-bolinhas de cerca de 3 cm de diâmetro e com o restante da massa, faça bolinhas com cerca de 8 cm de diâmetro. Coloque-as em uma assadeira untada e enfarinhada, deixando espaço de 3 cm entre elas. Asse em forno médio previamente aquecido (180º), por cerca de 30 minutos ou até que fiquem douradas. Retire as carolinas do forno e, depois de frias, corte as maiores ao meio. Reserve as mini-carolinas para a decoração.
  • 2. 2. Recheio: em uma panela grande, coloque o leite, as gemas e a manteiga. Leve ao fogo médio, mexendo por cerca de 10 minutos ou até formar um creme encorpado. Desligue o fogo, acrescente o chocolate meio amargo picado e mexa para que todos ps pedacinhos derretam. Por último, acrescente o creme de leite, o damasco, a ameixa preta, as nozes e leve para gelar.
  • 3. 3. Montagem do bolo: em uma fôrma de fundo removível ou aro próprio para montagem de bolos (27 cm de diâmetro), comece acomodando uma camada de carolinas cortadas ao meio com a cavidade voltada para cima, preenchendo todo o fundo da fôrma. Divida o recheio em 4 partes iguais, espalhando a primeira parte sobre as carolinas e alisando com uma espátula. Faça mais outra camada de carolinas e espalhe a segunda parte do recheio. Repita esta operação por mais 2 vezes. Termine a montagem do bolo distribuindo as carolinas com as cavidades voltadas para baixo. Leve para gelar por 12 horas.
  • 4. 4. Decoração: Derreta (Para saber como Derreter, acesse a receita-técnica: "Como Derreter Chocolate") e Tempere (Para saber como Temperar, acesse a receita-técnica "Como Temperar Chocolate") o chocolate meio amargo. Banhe a pontinha das mini carolinas, coloque-as sobre uma superfície forrada com papel-manteiga e leve à geladeira para secar. Retire o bolo da geladeira e cubra-o com 2/3 do chantilly. Coloque um pouco do chocolate meio amargo em um cone feito com papel-manteiga, faça arabescos na superfície do bolo, distribua as mini carolinas e finalize a decoração com o chantilly restante.

Tempo de preparo:

Comentários (0)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: