1
logomarca cybercook

Bolo de chocolate com calda de ganache da Rita Lobo

Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (11)

Calda



Como Fazer

  1. 1.
    Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma forma redonda ou de pudim com manteiga, formando uma camada fina e uniforme. Faça uma misturinha meio a meio de chocolate em pó e farinha, e polvilhe a forma toda. Desta maneira, o bolo não fica com aquela casquinha branca de farinha.Reserve.
  2. 2.
    Numa tigela, coloque a farinha, passando pela peneira. Na batedeira, ou numa tigela, coloque o açúcar e o chocolate em pó, passando por uma peneira. Junte os ovos e o óleo. Na velocidade baixa (para o chocolate não subir), bata os ingredientes, até que estejam bem misturados. Aumente a velocidade e bata por mais alguns minutos. Caso prefira fazer à mão, use um batedor de arame.
  3. 3.
    Se estiver usando a batedeira, abaixe a velocidade novamente e, aos poucos, vá adicionando a água e a farinha, alternadamente, batendo apenas para misturar. Por último, adicione o fermento.
  4. 4.
    Transfira a massa para a forma preparada e leve ao forno preaquecido para assar por 30 minutos, até que o palito saia limpo ao ser espetado no bolo. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos.
  5. 5.
    Coloque um prato de bolo sobre a forma e, com o auxílio de um pano de prato, vire de uma vez. Somente quando o bolo estiver frio, espalhe a calda. Sirva a seguir.

Calda

  1. 1.
    Leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Ela servirá de base para o banho-maria. Numa tábua, pique fino o chocolate, transfira para uma tigela de vidro ou de inox, e coloque sobre uma panela com água fervente. Junte o creme de leite e misture até derreter o chocolate.
  2. 2.
    Retire do banho-maria e deixe esfriar. Assim que amornar, leve à geladeira por cerca de 10 minutos. Retire e misture bem para unificar a temperatura.
  3. 3.
    Se o dia estiver muito quente, repita esse procedimento. Se quiser servir como mousse rápida de chocolate, basta deixar na geladeira!
Já Fiz

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 10 porções

Vídeo recomendado

Brownie Recheado de Butter Toffees Chocolate Amargo

Comentários (1)

Vanuza Pereira Caju

Muito fácil de fazer e delicioso. Não é muito doce.

Bolos Receitas de bolo de chocolate Receitas com chocolate Bolos simples Creme de leite Chocolate Chocolate meio amargo Creme de leite fresco Ganache Chocolate em pó

Bolo de chocolate com calda de ganache da Rita Lobo