logomarca cybercook

Bolo de Chocolate e Avelã

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (14)



Preparo

  1. 1.
    Unte e forre com papel manteiga untado o fundo e as laterais de uma fôrma de 22cm de diâmetro.
  2. 2.
    Preaqueça o forno a 180 graus.
  3. 3.
    Em uma panelinha de fundo grosso, leve o chocolate e a manteiga ao fogo baixo, mexendo até tudo derreter e ficar homogêneo. Reserve.
  4. 4.
    Em uma tigela, misture bem o cacau e a água quente. Incorpore a mistura de chocolate e manteiga, os açucares, a farinha de avelãs e as gemas, mexendo bem.
  5. 5.
    Por fim, incorpore as claras batidas em neve, em duas adições, e misturando delicadamente.
  6. 6.
    Passe a massa para a fôrma preparada e leve ao forno por cerca de 45 minutos. Estará pronto quando por cima se formar uma casquinha, mas com o interior ainda úmido [faça o teste do palito: o palito deverá sair com algumas migalhas].
  7. 7.
    Retire do forno, deixe esfriar por 15 minutos e desenforme (não se assuste, o bolo abaixa depois de frio).
  8. 8.
    Para a ganache, aqueaça em fogo baixo o creme de leite, e adicione o chocolate, mexendo até derreter e homogeneizar, tomando cuidado para que a mistura não ferva. Retire do forno e acrescente o licor.
  9. 9.
    Derrame a ganache sobre o bolo, e decore com as avelãs.
Fonte: http://acozinhacoletiva.blogspot.com/2011/08/bolo-de-chocolate-e-avela.html

Vídeo recomendado

Comentários (0)

Bolos Receitas de bolo de chocolate Receitas com chocolate Bolos com recheio ou cobertura Oleaginosas Creme de leite Açúcar mascavo Cacau em po Chocolate Clara de ovo Gema de ovo Papel manteiga Ganache Claras em neve Avelã Licor de avelãs