Bolo de Goiabada

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (10)

Massa


Recheio


Cobertura



Preparo

Massa

  • 1. Bata bem a manteiga e junte a raspa de limão e o açúcar aos poucos e continue batendo até que o açúcar dissolva. Acrescente as gemas passadas pela peneira e bata por mais 10 minutos, até obter um creme claro. Junte a farinha de trigo aos poucos e continue batendo até que toda a farinha esteja incorporada à mistura. Desligue a batedeira e misture as claras batidas em neve. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma retangular. Despeje na forma 1 xícara da massa, em pequenas porções e espalhe com uma espátula. Leve ao forno quente (200ºC) pré-aquecido e asse por 4 minutos ou até que a massa comece a soltar das bordas. Desenforme ainda quente sobre um pano de prato seco, polvilhado com açúcar cristal. Espalhe rapidamente uma camada fina da pasta de goiabada e polvilhe um pouco de queijo ralado e, com um pano, enrole como rocambole.
  • 2. Desenrole o pano e polvilhe novamente com açúcar cristal. Lave a forma e unte novamente.
  • 3. Espalhe outra porção de massa e asse da mesma maneira que a anterior. Desenforme a segunda massa no pano. Coloque o primeiro rocambole sobre a beirada superior da massa e enrole novamente, só que de trás para frente. Repita essa operação até acabar a massa e o recheio. Deixe esfriar totalmente.

Recheio

  • 1. Pique a goiabada e coloque numa panela, junto com a água.
  • 2. Leve ao fogo baixo e aqueça, mexendo sempre, até que a goiabada derreta e a mistura fique pastosa.
  • 3. Deixe esfriar e reserve.

Cobertura

  • Corte uma fatia nas duas extremidades para retirar as pontas da massa e dar o acabamento ao bolo. Coloque num prato de servir, polvilhe com açúcar cristal e corte em fatias pequenas.

Rendimento: 10 porções

Bolos Receitas de Natal Como fazer bolo Brasileira Bolos doces Doceria Goiabada Manteiga Nordeste Açúcar cristal Casca de Limão Parmesão

Vídeo recomendado

Comentários (7)

Esta receita e uma sobremesa nobre aqui no nordeste,com queijo de manteiga fresquinho. Huuuuuuuum!! delicia (PERNAMBUCO)

Este bolo de rolo, que ha mas de 140 anos foi criado, pelas senhoras de engenhos de Pernambuco e Rio Grande do Norte e que até hoje permanece em voga, é uma delicia.!!!

Esse Bolo de Rolo (como é chamado aqui no Nordeste) é sensacional

Fazer bolo de rolo é uma terapia, uma vez que é uma sobremesa finíssima. Comer este bolo nos faz lembrar do nordeste...

Achei estranho não ter leite nem fermento na receita. Mas acrescentei e ficou simplesmente delicioso.

Ficou bom, só não sei da onde é que inventaram essa idéia de colocar parmesão em bolo!

É uma verdadeira iguaria, também conhecida como "Bolo de Rolo" no Nordeste. Moro no Sul e já fiz várias vezes esta receita. Todos aqui em casa aprovaram!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: