1
logomarca cybercook

Bolo de rolo

Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (10)



Como Fazer

  1. 1.
    Recheio:
  2. 2.
    No liquidificador, coloque a goiabada juntamente com a água, até a mistura ficar cremosa. Depois, junte o vinho do porto e cozinhe em fogo baixo até ferver.
  3. 3.
    Massa:
  4. 4.
    Bata o açúcar juntamente com a manteiga até obter um creme bem claro. Acrescente os ovos, um a um, (gemas sem as peles) sempre batendo a cada adição. Retire da batedeira e acrescente delicadamente a farinha de trigo previamente peneirada, até obter uma massa leve.
  5. 5.
    Unte com manteiga e polvilhe farinha de trigo três assadeiras. As assadeiras apropriadas para "Bolo de Rolo" em geral medem 30 cm de largura por 45 cm de cumprimento e apenas 1 cm de profundidade. Geralmente feitas sobre encomenda mas no Nordeste encontram-se à venda em boas casas do ramo.
  6. 6.
    Com o auxílio de uma espátula, espalhe uniformemente em cada assadeira, seis colheres da massa (uma em cada canto e duas no meio), tomando como medida a colher de servir arroz. A camada de massa deve ficar bem fina.
  7. 7.
    Leve ao forno pré aquecido, uma assadeira por vez, por mais ou menos10 minutos. A massa não deve ficar corada. Toque com o dedo e se estiver firme retire do forno e vire sobre um guardanapo polvilhado com o açúcar cristal.
  8. 8.
    Recorte as beiradas, espalhe um pouco da goiabada derretida sobre o bolo e com o auxílio do guardanapo, enrole pela largura como um rocambole bem apertadinho. Reserve.
  9. 9.
    Proceda da mesma forma com a 2ª assadeira. Depois de retirar do forno, vire sobre o guardanapo e recorte as beiradas, espalhe a goiabada, encoste o começo do bolo onde termina o 1ª rocambole e enrole, um por cima do outro.
  10. 10.
    Repita a operação até terminar a massa usando as mesmas assadeira, lavadas e untadas novamente (rende umas cinco a seis assadeiras).
  11. 11.
    Quando colocar a última camada, enrole no guardanapo e deixe reservado por cerca de umas duas horas ou até o bolo ficar completamente frio. Polvilhe mais açúcar e sirva cortando em fatias.
  12. 12.
    Outra dica, caso não tenha este tipo de assadeira:
  13. 13.
    Pode usar uma assadeira convencional virada de cabeça para baixo, forrando o fundo com papel-manteiga. E com uma espátula ou um pincel, espalhe um pouco da massa sem deixar falhas. Asse por 3 a 5 minutos ou até que, ao tocar com o dedo, a massa não grude. Depois, estenda um pano sobre uma superfície lisa e polvilhe com açúcar. Ponha a massa ainda quente sobre o pano e retire o papel. E repetir o mesmo procedimento para acrescentar o recheio. Sempre enrolar o rocambole pelo lado mais comprido. Reserve.
  14. 14.
    Para a próxima camada da massa, ponha outra porção de massa sobre outra folha de papel e asse como a anterior. Polvilhe mais açúcar sobre o pano e coloque a segunda camada de massa. Cubra com o recheio. Enrole essa segunda camada sobre o primeiro rolo, reservado. Repita a operação com as outras camadas. Finalizando da mesma forma, colocar a última camada e enrolar no guardanapo deixando reservado por cerca de umas duas hora.
Já Fiz

Vídeo recomendado

 Salmão Frescatto com Risoto de Limão Siciliano

Você pode gostar...

Rocambole

Rocambole

Por Gisele Sies

Bolo Pão de Ló

Bolo Pão de Ló

Por Maria Elena

Bolo de Rolo

Bolo de Rolo

Por Cybercook

Bolo Bem Casado

Bolo Bem Casado

Por Míriam Alves

Pão de Ló

Pão de Ló

Por Cybercook

Comentários (0)

Bolos Bolos com recheio ou cobertura Bolos com recheio Goiaba Goiabada Manteiga com sal Açúcar granulado

Bolo de rolo