Bolo Floresta negra de morango

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (23)


Preparo

  • 1. modo de preparo
  • 2. Massa: bater as claras em neve e reservar. Colocar em um recipiente plástico as gemas e o óleo, e misturar bem. Em seguida, adicionar gradualmente a farinha peneirada e a água morna e misturar. Bater essa mistura com a batedeira e, ainda batendo, adicionar aos poucos o cacau em pó e a fibra de soja. Acrescentar o adoçante (1 ½ xícara) e a baunilha (2 colheres de sopa), e continuar batendo até se obter um creme de aspecto homogêneo e com coloração uniforme. Com a espátula, misturar o fermento e o bicarbonato à massa. Incorporar levemente as claras em neve na mistura, em movimentos circulares de baixo para cima. Untar uma forma (redonda de 24 centímetros de diâmetro) com margarina e farinha de trigo. Distribuir a massa uniformemente sobre a forma e levar ao forno médio (180ºC) pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos.
  • 3. • Recheio: em uma panela, colocar o creme de leite light e deixar aquecer até que comece a borbulhar (85ºC). Retirar a panela do fogo. Adicionar lentamente 250g de chocolate raspado, mexendo sempre. Adicionar à mistura uma 1 colher de sopa de baunilha e 2 colheres de sopa de adoçante. Continuar mexendo até que se obtenha um creme liso e homogêneo. Esperar a mistura esfriar e levar para a geladeira.
  • 4. Lavar os morangos (separar alguns para decorar) e retirar o cabinho. Cortá-los em cubos pequenos (aproximadamente 0,5 cm³) e reservar em recipiente tampado na geladeira.
  • 5. • Chantili: bater na batedeira o creme de leite fresco, 5 colheres de sopa de adoçante e 1 colher de baunilha, até que se obtenha consistência característica. Em um recipiente tampado levar à geladeira.
  • 6. • Montagem do bolo: após o bolo cozido, retirá-lo do forno. Espere esfriar e desenforne. Corte o bolo ao meio, no sentido horizontal, com o auxílio de uma faca. Separe as duas partes em duas bandejas. Sobre uma das metades do bolo, distribua os morangos picados. Sobre os morangos, adicione levemente a mistura do recheio. Feito isso, acondicionar a outra metade da massa do bolo sobre o recheio. Cubra o bolo com o chantili. Adicione raspas de chocolate (100g) sobre o chantili.
  • 7. • Decoração: em banho-maria, derreter 50g de chocolate picado. Metade do chocolate derretido ainda morno, mergulhar apenas a ponta do morango. Outra metade, colocar em um saco plástico para decoração e fazer pequenos desenhos a gosto. Colocar ambos (morango e os desenhos) sobre um local (tábua de polietileno) envolvido com papel manteiga. Levar a tábua para geladeira até endurecer o chocolate. Retirar e colocar sobre o bolo.

Tempo de preparo:

Tags:

Bolos Morango Cobertura de chocolate Bolos com recheio ou cobertura Creme de leite Baunilha Bolos com recheio Cacau em po Chocolate Chocolate ao leite Creme de leite fresco Creme de leite light Óleo de soja Adoçante Adoçante culinário Bicarbonato de sódio Essência de baunilha

Comentários (0)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: