Bolo Vela de Natal

Bolo Vela de Natal

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (14)



Preparo

  • 1. Deixar as uvas passas de molho no vinho por 24 horas.
  • 2. Na batedeira bata: os ovos, o açúcar, a manteiga, até ficar bem volumoso. Acrescente aos poucos a farinha de trigo e os demais ingredientes (ajude com uma colher se for necessário).
  • 3. As formas aqui usadas podem ser formas de velas em 3 tamanhos (uma grande, uma média e uma pequena), que podem ser encontradas em lojas especializadas em materiais para a fazer velas.
  • 4. Outra dica é usar lata de óleo. Abra com abridor 3 latas de óleo, com um martelo bata para amassar a parte cortada, assim você pode enfiar as mãos dentro e lavar bem. Deixe secar. Unte estas latas com manteiga e cubra com papel manteiga, torne a untar (use um pincel) e polvilhe farinha de trigo. Despeje a massa na seguinte proporção: uma encha 3/4 da lata, outra 1/2 e outra 1/4 , leve para assar sobre formas de pizza, fogo baixo (180ºC).
  • 5. O bolo estará pronto quando enfiar uma palito de churrasco e sair sequinho. Para desenformar na hora, retire o papel manteiga e deixe esfriar.
  • 6. Cubra com fondant branco e antes de secar coloque uma castanha do Pará espetada no fondant (não faça isso depois que o fondant esfriar, senão ele trinca).
  • 7. A castanha do Pará pode ser acesa na noite de Natal (não dura muito, mas fica bonito).
O tempo do forno é de aproximadamente 20 minutos, dependendo do tamanho da lata e do forno de cada pessoa. Crédito da receita: (Receita do Clemente Aragon)

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 10 porções

Tags:

Bolos Receitas de Natal Como fazer bolo Bolos simples Brasileira Açúcar mascavo Canela Doceria Frutas cristalizadas Laranja Nozes Papel manteiga Raspas de laranja Sudeste Amêndoas Canela em pó

Comentários (1)

5 xic de chá de farinha de trigo 5 ovos inteiros 200 g de manteiga em temp ambiente 3 xic de chá de açúcar mascavo 1 colh das de sopa de fermento químico em pó 1 colh das de chá de cravo em pó 1 colh das de chá de canela em pó 1 colh das de sobremesa de raspas de laranja 1 copo de vinho do porto ( pode usar um tinto suave mais barato) 150 g de frutas cristalizadas 150 g de nozes picadas 150 g de uvas passas sem sementes (deixar de molho no vinho por 24 horas) 150 g de amêndoas torradas picadas MODO PREPARO; Na batedeira bata: os ovos, o açúcar, a manteiga e bata até ficar bem volumoso. Acrescente aos poucos a farinha de trigo e os demais ingredientes ( ajude com uma colher se for necessário). As formas aqui usadas podem ser formas de velas em 3 tamanhos ( uma grande, uma média e uma pequena) estas formas se compram em casa que ensina a fazer velas. Outra dica é usar lata de óleo. Abra com abridor 3 latas de óleo, com um martelo bata para amassar e parte cortada, assim vc pode enfiar as mãos dentro e lavar bem. Deixe secar. Untever vídeo estas latas com manteiga e cubra com papel manteiga, torne a untar ( use um pincel) e polvilhe farinha de trigo. Despeje a massa na seguinte proporção: uma encha ¾ da lata, outra ½ e outra ¼ , leve para assar sobre formas de pizza, fogo baixo. O bolo estará pronto quando vc enfiar uma palito de churrasco e sair sequinho. Pode desenformar na hora, retire o papel manteiga e deixe esfriar. Cubra com fondant branco e antes de secar coloque uma castanha do Pará espetando no fondant ( não faça isso depois que o fondant esfriar, senão ele trinca o branco. A castanha do Pará pode ser acesa na noite de Natal ( não dura muito, mas fica bonito).

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: