logomarca cybercook

Bolo Xadrez Decorado

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

  1. Massa:
    - 250 de manteiga ou margarina
    - 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
    - 1 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
    - 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
    - 2 1/2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
    - 6 ovos
    - 1 colher (chá) de essência de baunilha

    Cobertura:
    - 150 g de chocolate meio amargo
    - 1/4 de L de creme de leite fresco
    - chocolate em pó para polvilhar

    Calda:
    - 1/2 xícara (chá) de água
    - 6 colheres (sopa) de açúcar
    - 3 colheres (sopa) de conhaque

    Recheio
    - geléia de damasco ou geléia de framboesa ou morango

    Modo de Preparo
    Ligue o forno e deixe aquecer enquanto bate a massa. Unte 3 formas iguais, de 20 cm de diâmetro e cubra o fundo com papel manteiga (unte, também). Coloque na batedeira a manteiga e o açúcar e bata até que a massa fique clarinha e dobre de volume. Junte os ovos uma a um, sempre batendo. Junte a baunilha. Deslique a batedeira. Peneire a farinha e o fermento. Divida em dois. Num dos dois montes, peneire o chocolate em pó. Divida a massa batida em duas tigelas. Numa delas, coloque a farinha branca e na outra, a farinha com o chocolate. Mexa para homogeneizar, sem bater, ambas, cada uma de uma vez. Coloque as massas em 2 mangas de confeiteiro (não precisa usar bico). Na primeira forma, comece por fazer uma tira em toda a volta, rente à borda, com a massa de chocolate. Na segunda, comece com a massa branca, na terceira, faça outra de chocolate. Depois, troque as massas e faça um círculo branco, onde começou com chocolate e vice-versa. Faça os círculos, até que tenha toda as assadeiras cobertas em anéis concêntricos. Leve as assadeiras ao forno, até que estejam assadas, mais ou menos em 15 até 20 minutos. Retire-as e coloque-as para esfriarem em uma grade (pode ser a grade do fogão, mesmo).
    Para a Calda: Junte a água e o açúcar e leve ao fogo até que o açúcar desapareça. Deixe ferver por dois minutos e desligue. Junte o conhaque e reserve.
    Para o Recheio: Leve ao fogo a geléia, com um pouco de água, até que amoleça. Se quiser, faça um recheio de mousse de chocolate, mas o efeito do xadrez é perdido. Quando os bolos estiverem frios, retire o papel manteiga com cuidado. Monte, em um prato de servir, um sobre o outro, passando o recheio sobre cada um deles. Olhando pela borda, teremos: um bolo preto, um branco e outro preto.
    Para a Cobertura: Pique ou rale o chocolate. Coloque-o numa tigela. Leve o creme de leite ao fogo e deixe que ferva. Despeje o creme sobre o chocolate ralado e mexa até que tenha dissolvido todo o chocolate. Bate por 5 ou 6 minutos com a batedeira, até que esteja frio. Cubra as lateirais, alisando bem com uma espátula. Coloque o restante numa manga de confeitar e cubra todo o bolo com pitangas ou gotas. Peneire o chocolate em pó sobre o bolo já coberto.

    Dica: se quiser, pode prepará-lo apenas para o consumo caseiro, cobrindo com uma cobertura mais simples que o Ganache..

Vídeo recomendado

Você pode gostar...

Receita de Bolo de chocolate
Bolo de Chocolate Simples
Bolo de Fubá
Como Fazer Bolo de Cenoura
Bolo de Cenoura
Pão Caseiro
⁠⁠⁠⁠

Comentários (0)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: