1

Bolo xadrez

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (15)


Preparo

  • 1. Preaqueça o forno a 180ºC (moderado). Unte o fundo e os lados de três formas de 20 cm de diâmetro. Forre o fundo da forma com papel-manteiga e risque um círculo de 7cm de diâmetro no centro. Depois, faça outro círculo de 11,5 cm de diâmetro e unte o papel. Polvilhe com farinha e sacuda para retirar o excesso. Numa tigela média, misture a farinha o fermento e o sal. Reserve. Numa outra tigela bata a manteiga em velocidade média até ficar cremosa. Junte aos poucos, sem parar de bater, 1 ¾ xícara mais 2 colheres (sopa) de açúcar. Adicione a baunilha aumente a velocidade e bata por mais 2 minutos até ficar uma mistura granulada. Diminua a velocidade e junte a mistura de farinha, alternando com leite. Em outra tigela, bata as claras até espumar. Acrescente as 2 colheres (sopa) de açúcar restante e misture delicadamente. Divida a massa em duas partes e, a uma delas adicione o chocolate em pó peneirado. Misture. Coloque um pouco da massa clara num saco de confeitar com bico liso e grande. Encha outro saco, de mesmo bico, com a massa de chocolate. Cubra o círculo maior de uma das assadeiras com a massa clara.
  • 2. 2 - Depois, faça outro círculo com a massa escura e, por último ( no centro ), faça um círculo com a massa clara. Com a segunda assadeira, inverta a operação, começando pela massa escura. Repita a operação na última assadeira. Leve para assar por 30 minutos ou até que, enfiando um palito, ele saia limpo.
  • 3. 3 - Deixe amornar e em seguida desenforme os bolos. Coloque um em cima do outro alternando as cores dos círculos. Prepare a cobertura: numa panela, coloque o açúcar e a água e leve ao fogo até ferver e formar uma calda em ponto de bala dura. Teste, pegando um pouco de calda morna entre os dedos; deverá formar uma bola que mantém a forma.
  • 4. 4 - Enquanto isso, bata as gemas até ficarem esbranquiçadas e dobrarem de volume. Acrescente a calda quente, caindo em fio, e continue batendo até esfriar. Junte o chocolate e bata até misturar. Leve para gelar.
  • 5. 5 - Decore o bolo com bico pitanga. Sirva gelado. Se você quiser rechear o bolo, prepara outra receita de cobertura e distribua sobre cada camada antes de montá-lo.

Tempo de preparo:

Comentários (0)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: