1
logomarca cybercook

Broa da Dona Mercês

Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (7)



Como Fazer

  1. 1.
    Deixe o fubá de molho no leite, na geladeira se o leite estiver coalhado ou fora dela se o leite estiver novo (como o calor está absurdo e a geladeira não está gelando adequadamente, eu deixei a noite fora da geladeira, com leite novo de caixinha e quando fui dormir coloquei na dita cuja até a hora de usar... sei lá, fiquei com medo).
  2. 2.
    No outro dia (no meu caso fiz à tarde, 24 horas depois de colocar o fubá de molho) misture os demais ingredientes. Eu bati na batedeira porque não estou pra isso tudo, mas quem tem muque pode fazer na mão – ela fazia.
  3. 3.
    Asse em forma untada e enfarinhada. Dependendo do forno uns 20 a 30 min, mas é o clássico palitinho enfiado no bolo que vai dizer.
  4. 4.
    Eu tenho outro indicador: o bolo perfuma a casa toda quando começa a chegar no ponto. Cheirou, eu dou uma olhada, sem abrir a porta do forno pra ver se tem cara de pronto. Se tiver eu coloco o palitinho e vejo o que deu.
  5. 5.
    Uma observação: pode acrescentar queijo ralado, erva doce ou queijo minas curado cotado em cubos pequeninhos. Eu nunca provei com queijo ralado, mas com os outros dois fica show (não os dois na mesma receita ok?.
Já Fiz

Vídeo recomendado

 Salmão Frescatto com Risoto de Limão Siciliano

Você pode gostar...

Broinhas de fubá

Broinhas de fubá

Por Cybercook

Mini Broa com Limão

Mini Broa com Limão

Por Rejane Laurindo

Broa Caxambú

Broa Caxambú

Por Maria Estela

Broa de Maisena

Broa de Maisena

Por Marisangela Fernandes

Comentários (1)

Ana Maria Reis de Jesus

Como boa mineira que era, minha mãe fazia coisas maravilhosas. Mas a Broa de Fubá era das melhores. Eu tenho um fichário de receitas que cultivo desde meus 14 anos e ela lá figurava desde então. Mas nunca quis fazer. Quando resolvi tentar ficou um horror. Mais duas tentativas seguindo o que estava escrito e o gosto não ficava legal. Como ela já não está mais aqui não posso perguntar e pra complicar, quando ela adoeceu, o meu pai ficou tão “mexido” que jogou fora (ô, dó!) todos os cadernos de receita que ela tinha. Mas como às vezes eu tenho umas inspirações resolvi confiar no meu olho e mudar algumas quantidades. E ... ficou ótimo! Por isso vou chamar de Broa da Dona Mercês (era o nome da minha mãe). Deu certo. Foi servir com um cafezinho (o meu tem que ser em coador de pano, viu?), adoçado com açúcar mascavo (à guisa da rapadura, faz o mesmo efeito). .. é bão pra mais de metro.

Paes Fuba Leite coalhado Sem Glúten Bicarbonato de sódio Receitas de pão

Broa da Dona Mercês