logomarca cybercook

Cabrito a dois modos do tirreno

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (21)


Preparo

  1. 1.
    Preparo do vinha d’alho:
  2. 2.
    Misturar bem os ingredientes do vinha d’alho, e num recipiente, regar o pernil e envolve-lo com a murta. Cobrir bem e levar à geladeira por no mínimo 12 hrs.
  3. 3.
    Preparo do Pernil:
  4. 4.
    Aquecer forno na temperatura máxima por 15 min.
  5. 5.
    Forrar um tabuleiro grande com os ramos de murta do vinha d’alho, colocar o pernil e regar com o vinha d’alho. Cobrir com um papel de alumínio e deixar em forno alto por ½ hora. Abaixar a temperatura para o mínimo e a cada 15 min., durante 1 ½ hrs, suba a temperatura gradativamente até ao máximo. Retire o papel de alumínio, vire o pernil e besunte com a manteiga. Deixe por +/- 15 min em forno médio (não deixe secar acrescentando sempre vinho branco ou água para dar um molho suave).
  6. 6.
    Modo 1 (da CORSEGA): Deixar o pernil esfriar por cerca de 10 min e servir em travessa regando com o molho coado que restar no tabuleiro.
  7. 7.
    Modo 2 (da SARDENHA): Não acrescente vinho ou água na ultima fase de cozer o pernil. Desosse e desfie o pernil e deixe no molho coado que restar. Reserve.
  8. 8.
    Preparo do molho:
  9. 9.
    Reduzir o vinho até ficar a metade (+/- 2 hrs). Reserve.
  10. 10.
    Em uma panela, fritar o bacon na manteiga por 10 min, com 2 galhos de alecrim (s/talo) e a cebola. Quando a cebola mudar de cor (+/- 3 min), retire o bacon, adicione o tomate, o vinho reduzido, a pimenta, o tempero em pó e deixar cozinhar por 15 min em fogo baixo. Colocar o cabrito desfiado, cozinhar em fogo baixo (panela tampada) por 1 ½ hr (se estiver muito reduzido acrescentar vinho tinto). Acrescentar a farinha de trigo e 1 galho de alecrim (s/talo) e cozinhar por mais 5 min.
  11. 11.
    Os dois modos são acompanhados por: Purê de batata (com creme de leite e noz moscada) e aspargos.
Prato tipico em dias de festa na região da SARDENHA (It) e CORSEGA (Fr). É um prato caro, mais saboroso. Acompanha um vinho tipo: "Corvo de Salaparucia".

Vídeo recomendado

Comentários (0)

Carne Azeite Carne de porco Receitas com caldo Caldo de carne Alecrim Alho Azeite de oliva Bacon Carne de cabrito Carneiro Orégano Pernil de carneiro Pratos principais Receitas salgadas Receitas de pernil Toucinho Vinho tinto seco Pimenta do reino Páprica doce Carnes exóticas Pimenta dedo de moça