logomarca cybercook

Caldeirada de Bacalhau

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (11)



Preparo

  1. 1.
    Leva-se um tacho ao lume com a água suficiente para a caldeirada, que deve ficar caldosa. À água junta-se a cebola picada e deixa-se cozer um pouco. Em seguida, juntam-se os chouriços inteiros, o negro que é o chouriço de sangue e o chouriço de carne, a couve cortada a murro, e deixa-se ferver. Dá-se o nome de couve cortada a murro à couve cujas folhas em molho foram seguras numa mão e que se foram esmagando e cortando aos bocados, puxando-as e dando-lhes um murro.
  2. 2.
    Deixa-se cozer a couve durante uns 5 minutos e junta-se a massa. Passados 15 minutos introduzem-se no tacho as batatas cortadas ás fatias, nem muito grossas nem muito finas, e o bacalhau demolhado e cortado ás postas pequenas (quadrados) e a farinheira espetada com palitos de madeira para não rebentar. Quando a batata deixar de ter coração (estiver macia), adiciona-se o azeite, que deve ser de muito boa qualidade, e o tomate. Tempera-se com pimenta branca. Deixa-se cozer o tomate, e a caldeirada fica pronta.
  3. 3.
    Cortam-se as carnes aos pedaços e servem-se.
  4. 4.
    Antigamente, esta caldeirada era sempre comida com colher de pau.
  5. 5.
    fonte: Editorial Verbo

Vídeo recomendado

Você pode gostar...

Torta de Bacalhau

Torta de Bacalhau

Por SONIA NOGUEIRA

Lasanha de Bacalhau

Lasanha de Bacalhau

Por Allan Vila Espejo

Bacalhau no Forno

Bacalhau no Forno

Por Erika Campos

Bolinho de Bacalhau Fácil

Bolinho de Bacalhau Fácil

Por Sandra Regina Peres

⁠⁠⁠⁠

Comentários (0)

Bacalhau Peixes e frutos do mar Azeite Peixe Pratos principais Receitas salgadas Receitas de peixes Batata