Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Caldeirada Ubatuba/Paraty

sem lactose·sem glúten·

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Caldeirada ubatuba/paraty, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Caldeirada ubatuba/paraty que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!

Preparo

0h0

Quer preço e análise nutricional nessa receita?

Receitas com informação nutricional e preço

  1. Ingredientes
    - 1 kg de peixe cortado em postas grossas (peixe de carne rija - robalo, badejo, sargo, vermelho, etc - para ficar mais popular, pode-se utilizar cação; se for utilizado peixe de carne mole como pescada ou linguado, este vai se desfazer no cozimento e estragar a receita)
    - 500 g de camarões médios e limpos
    - 500 g de lulas grandes limpas e cortadas em anéis
    - 300 g de mariscos já limpos e fervidos, sem a casca (vendem-se congelados nos supermercados)
    - 2 tomates Débora bem maduros e vermelhos picados sem pele nem sementes
    - 3 batatas grandes descascadas e cortadas de comprido e depois ao meio
    - 2 pimentões
    - 1 verde outro vermelho cortados em tiras e depois ao meio
    - 3 cenouras grandes e limpas, cortadas em palitos e depois ao meio
    - 1 chuchu tenro de bom tamanho cortado em cubos não muito pequenos
    - 1 cebola ralada
    - 3 dentes de alho espremidos
    - sal e pimenta-do-reino a gosto
    - 1 pimenta malagueta esmagada
    - 1 amarrado de cheiros feito com 2 pezinhos de coentro
    - 5 ramos de salsa e 1 folha de louro (amarre com barbante)
    - 1/2 xícara (chá) de coentro picado
    - 1/2 xícara de chá de salsa misturada com cebolinha batidas
    - 1/2 copo de vinho branco seco
    - 3 colheres (sopa) de azeite

    Modo de Preparo
    Todos os frutos do mar, menos os mexilhões (ou mariscos, que podem ser pré-cozidos e vão sem tempero algum), devem ser temperados da maneira tradicional: sal, pimenta-do-reino, alho espremido, gotas de limão só para desinfetar, pois o limão amarga a carne dos frutos do mar, especialmente a do peixe. Coloque uma panela de barro no fogo com 3 colheres (sopa) de azeite, 1 cebola ralada e 3 dentes de alho espremidos. Refogue sem dourar. Acrescente os tomates. Refogue mais um pouco. Adicione o amarrado de cheiros, a malagueta esmagada, os camarões, as lulas e todos os legumes. Deixe cozinhar por 5 minutos. Corrija o sal e deixe ferver por mais 10 minutos. Vai formar uma água do cozimento que deverá ser reduzida um pouco (se não formar água, acrescente um pouco, só 1/2 copo de água fervendo). Só depois adicione o peixe, os mexilhões e o vinho, cozinhando por mais 10 minutos sem mexer para não quebrar o peixe, ou até que a carne do peixe fique cozida sem se desfazer. Não deve ficar aguado demais. Prove o sal e a pimenta. Adicione só mais uma pitada de pimenta-do-reino, se quiser, só para perfumar. Prove a batata e veja se está cozida e firme. Retire o amarrado de cheiros e despreze. Adicione a salsa e a cebolinha picadinhas e mais azeite sobre o cozido, se quiser. Sirva imediatamente com arroz branco..
Marco Antonio
por   Marco Antonio
Prato para refeições

Gostou dessa receita?

Receba gratuitamente receitas como essa no seu e-mail e aproveite nossas dicas com o melhor do Cybercook.

Nome

O nome completo é utilizado para validação do cadastro em nossa plataforma, bem como para que possamos prestar nossos serviços e cumprir com as obrigações assumidas. Para saber mais veja nossa Política de privacidade

E-mail

O preenchimento de e-mail é necessário para confirmação de cadastrado, bem como para envio de comunicações relativas aos produtos e serviços disponibilizados em nossa plataforma. Para saber mais veja nossa Política de privacidade

Icone envelope de e-mail

Falta pouco!

Dentro de instantes enviaremos um e-mail solicitando a confirmação do seu interesse em nosso conteúdo. Por favor, verifique o seu e-mail.

Categorias:

Caldeirada Ubatuba/Paraty