logomarca cybercook

Camarão à Grega Legítimo

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

  1. Ingredientes
    - 1 kg de camarão rosa ou cinza fresco, do grande, sem casca e limpo
    - 3 dentes de alho espremidos
    - sal e pimenta-do-reino a gosto
    - suco de 1/2 limão Taiti
    - espetos de madeira de 20 cm cada para churrasquinho (vende nos supermercados)
    - 3 xícaras (chá) ou o suficiente de farinha de rosca para empanar
    - 2 ovos inteiros batidos com 1 pitada de sal para empanar
    - 10 cubos ou o suficiente de mussarela ou queijo prato cortados em tamanho proporcional ao dos camarões
    - óleo para fritura

    Para o Arroz:
    - 1 L de água fervendo
    - as cabeças dos camarões sem os olhos
    - 2 dentes de alho espremidos
    - 1 pimentão verde
    - 1 pimentão vermelho
    -1 cenoura de bom tamanho picada na ponta da faca
    - 1 xícara (chá) de vagem picada (opcional)
    - 1 xícara (chá) de uvas passas sem sementes (opcional)
    - 1 xícara (chá) de ervilhas frescas ou 1/2 lata de ervilha escorrida
    - 2 colheres (sopa) de manteiga

    Para a batata
    - utilize batata palha industrializada (saco de 500 g) ou frite 6 batatas grandes cortadas em palitos ou em palha

    Modo de Preparo
    Limpe os camarões, pingue o limão e misture bem. Logo a seguir escorra e lave em água corrente, deixando escorrer todo líquido. Tempere com sal, pimenta-do-reino e o alho espremido. Deixe pegar o gosto por uns 20 minutos. Depois, espete os camarões nos espetos, furando-os de lado e intercalando com os cubos de mussarela. Deve ficar mais ou menos assim: 1 camarão, um cubo de queijo, outro camarão, outro cubo e finalize com mais 1 camarão (não encha muito os espetos). Bata os ovos como para omelete e adicione 1 pitada de sal. Passe os espetos nessa mistura e depois empane na farinha de rosca. Repita mais uma vez a operação para ficar bem empanado. Numa frigideira, deite de 2 a 3 copos de óleo e deixe esquentar. Frite os espetos 2 a dois para não juntar muita água. Devem apenas dourar muito de leve e não queimar nem o queijo derreter. Escorra em papel absorvente.
    Para o Arroz: leve para cozinhar no vapor as ervilhas frescas (senão utilize as de lata que não são adicionadas agora) e a cenoura picada. Deixe amolecerem. Depois, numa outra panela, adicione as 2 colheres (sopa) de manteiga e deixe derreter em fogo baixo. Junte a cenoura e a ervilha escorridas, os pimentões picados, a vagem (opcional) e as uvas passas (opcional). Se utilizar ervilha de lata este é o momento de adicionar. Coloque 1 pitada de sal. Reserve. Ferva a água para o arroz com as cabeças dos camarões previamente limpas sem os olhos e sem a sujeira esverdeada de dentro (limpe inserindo o dedo indicador, sob água corrente). Depois de ferver, bata no processador e coe em peneira fina, voltando para o fogo. Faça o arroz, fritando 2 dentes de alho espremidos sem dourar em 3 colheres (sopa) de óleo. Junte o arroz lavado e escorrido. Frite bem para ficar solto. Adicione a água (só o suficiente) das cabeças e sal a gosto. Pronto o arroz, misture devagar na mesma panela a manteiga com os vegetais. Sirva numa travessa os espetos acompanhados do arroz a grega, da batata frita (palha ou em palitos), decorando com metade de limões..

Vídeo recomendado

Comentários (0)