logomarca cybercook

Camarão no leite de coco

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Receita indicada por Camil.

Ingredientes (14)



Preparo

  1. 1.
    Lave os camarões em água corrente e retire as cascas e as cabeças. Reserve. Elimine as tripas dos camarões, coloque-os numa tigela e tempere com alho, sal e pimenta do reino. Deixe descansar por no mínimo 1hora.
  2. 2.
    Numa panela média, coloque as cabeças e as cascas, cubra com 2 xícaras (cerca de 480ml) de água, tempere com sal a gosto e cozinhe em panela tampada em fogo alto até ferver (cerca de 20 minutos). Retire do fogo e deixe esfriar.
  3. 3.
    No copo do liquidificador, coloque as cabeças e as cascas com o caldo do cozimento e bata até triturar bem. Coe numa peneira com a malha fina e reserve o caldo (cerca de 1 xícara (240ml)).
  4. 4.
    Preaqueça o forno em temperatura alta (250ºC) por cerca de 10 minutos.
  5. 5.
    Corte o abacaxi com casca ao meio no sentido do comprimento. Escave a polpa deixando cerca de 1cm de polpa junto a casca. Pique a polpa retirada e reserve (cerca de 1 xícara (chá) de polpa picada). Deixe as cascas no forno preaquecido por cerca de 10 minutos, para secarem um pouco.
  6. 6.
    Numa panela média, coloque metade da manteiga e aqueça em fogo alto. Junte os camarões e cozinhe rapidamente, só até ficarem rosados (cerca de 5 minutos). Retire do fogo e reserve.Na mesma panela, coloque a manteiga restante e aqueça em fogo alto. Junte a cebola picada e deixe dourar ligeiramente (cerca de 3 minutos).
  7. 7.
    Acrescente a farinha de trigo e cozinhe, mexendo sempre, até dourar. Acrescente o abacaxi picado, o leite de coco, o caldo de camarão. Cozinhe sem parar de mexer por cerca de 5 minutos ou até obter um molho encorpado. Acrescente os camarões refogados. Tempere com sal e pimenta a gosto. Junte o coentro.
  8. 8.
    Recheie as cascas de abacaxi com a mistura de camarão e polvilhe a superfície com a farinha de rosca. Leve ao forno pré aquecido em temperatura alta (250ºC) até gratinar (cerca de 15 minutos).
  9. 9.
    Deixe o Arroz Basmati coberto com água por cerca de 1 hora. Escorra o Arroz. Numa panela junte o Arroz Basmati escorrido e a água fervente.
  10. 10.
    Misture.Abaixe o fogo assim que a água retomar fervura. Tampe a panela e cozinhe por cerca de 15 minutos ou até a água secar.
  11. 11.
    Retire o Camarão com Leite de Coco do forno e sirva acompanhado do Arroz Basmati.
Dica: combine com o peixeiro de sua confiança, a compra dos camarões já limpos e com as cabeças e cascas separadas para o preparo do caldo. Variação: você pode substituir o camarão por frango.

Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos
Rendimento: 2 porções

Vídeo recomendado

Comentários (0)

Arroz Peixes e frutos do mar Brasileira Camarão Abacaxi Alho Coentro Farinha de rosca Frutos do mar Gratinados Leite de coco Receitas salgadas Receitas de peixes