1
logomarca cybercook

Carne de Sol - Como Fazer


.

Imprimir


Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Desmistificando a carne de sol preparada em casa.

Ingredientes (4)

Preparar a carne

Assar a carne



Como Fazer

Preparar a carne

  1. 1.
    Cortar a carne da forma tradicional da carne de sol, ou seja longa e grossa (tipo um pequeno lagarto)
  2. 2.
    - o contra filé já tem o formato aproximado, deve-se tirar os excessos de gordura e pronto.
  3. 3.
    - o alcatra pode ser cortado longitudinalmente de forma a conseguir o formato adequado.
  4. 4.
    - já o coxão-duro, (meu preferido), corte uma fatia de aproximadamente 7 a 8cm, e depois tambem uns 6 a 7cm abaixo da capa de gordura corte como se estivesse desenrolando um rocambole, formando assim uma tira de perfil quadrado e comprido de carne.
  5. 5.
    Preparação:
  6. 6.
    Separe aproximadamente 55g de sal fino para cada quilo de carne.
  7. 7.
    Passe 2/3 desse sal por toda a superficie da carne por igual, e reserve 1/3 para a segunda salga.
  8. 8.
    Leve a carne salgada, em uma vasilha, para a geladeira por um periodo de 4 horas.
  9. 9.
    Após as 4 horas, a carne já estará com uma colaração mais opaca, nos lugares onde recebeu o sal, observe a carne para saber se ficou alguma parte sem sal, estas partes estarão com a coloração mais proxima da carne fresca (sem sal).
  10. 10.
    Utilize o terço restante de sal para salgar principalmente as partes onde ainda não estavam bem salgadas.
  11. 11.
    Coloque a carne salgada em um saco plastico bem fechado, porem de forma que a carne fique folgada lá dentro, com espaço para minar a água que vai sair da carne. Coloque esse saco dentro de uma vasilha, que pode ser de plastico tipo tupperware, e deixe de 18 a 24 horas na geladeira.
  12. 12.
    Se tiver muita pressa, você já pode utilizar a carne.
  13. 13.
    Se tiver paciência, e quiser uma carne explendida, ótima, maravilhosa, depois das primeiras 24 horas na geladeira leve ao freezer por uma semana. Este é o periodo onde o sal vai amolecer as fibras e maturar a carne. O resultado será no minimo 30% melhor.

Assar a carne

  1. 1.
    Quando for usar a carne lave a peça em agua corrente e depois deixe imersa em agua fria por uns 15 a 20 minutos, repita a imersão por tres vezes, trocando de agua. Agora você pode partir para a preparação.
  2. 2.
    Passe uma camada de manteiga de garrafa (encontra-se a venda em casas do norte) ou se não tiver pode passar manteiga comum mesmo (jamais use margarina). E leve para a churrasqueira por uns 20 minutos. Atenção: o sal já pre-cozeu a carne, basta agora uma dourada por fora. Por dentro ela fica com a coloração rosada (mal passada) e muito macia. Quanto mais assar, mais dura fica.
  3. 3.
    Tambem pode ser preparado no forno a (200 graus), banhando a carne com manteiga de garrafa e regando com a propria manteiga durante o tempo no forno, por um periodo de 30 minutos para “ao ponto” e 50 minutos, para quem gosta de mais passado.
O prato acompanha bem um queijo coalho assado, cebolas e uma farofa. Feijão de corda tambem cai muito bem. Bom apetite e lembrem de mim. Amauri

.

Imprimir


Tempo de preparo: 30 horas
Rendimento: 10 porções

Vídeo recomendado

Batata Recheada

Comentários (22)

Carlos A, Santos

Não tem como errar, e com feijão de corda então... Comida dos anjos!

Junior Silame

Bom dia. Ao levar a carne por 4 horas à geladeira , ela deverá ficar descoberta?

Olá, Junior. Obrigada pelo seu contato! Para evitar que a carne fique com gosto/cheiro de outros alimentos da geladeira, passe um plástico filme ou tampe o refratário. Abraços, Equipe CyberCook (:

Equipe CyberCook

amauri perez

Fico feliz que tenham feito minha receita de carne de sol, estou preparando uma para fazer com peito de pato ou com pernil. Demora para ficar pronta mas resulta em um presunto crú inigualável. Aguardem. Abraço a todos!

Gerusa Pereira Das Neves

nota 10 já e a 3 º vez que faço, muito obrigado. Genyo

Paulo Henrique

Só como carne de sol de coxão duro feira exatamente dessa forma!!!

PAULÃO

FAZ ISSO NÃO, MANO! ALÉM DE ME MATAR DE FOME E ENCHER MINHA BOCA DE ÁGUA AINDA ME FEZ LEMBRAR DO MEU AMADO TORRÃO NATAL... SALVE FREI INOCÊNCIO(mg) CAPITAL MUNDIAL DA CARNE DE SOL.

Rita de Cássia

Fica otima, parabens Amauri, minha familia adorou e aprovou já fiz várias vezes.

Adailton Almeida

Vou experimentar.

Ferreira Neto

Amauri, agradeço sua atenção em responder. Não, eu não havia confundido carne de sol com carne seca. Essa receita que você postou não é de Carne de Sol, embora, imagino, você possa chama-la assim, se quiser. Tenho certeza que sua receita e boa e o sabor também, mas vale uma pesquisa sobre a nomenclatura, e apenas para não passar os nomes errados aos seus leitores e seguidores.

Ferreira Neto

Desculpe, não fiz a receita e não posso opinar pelo sabor, mas isso NÃO É carne de sol! Talvez sua receita tenha entrado no post errado...?

Caro Ferreira, o nome é esse, porem o sol nem chega perto. O porque eu não sei responder. Agora perca um tempinho e prepare essa carne e se apaixone. Se apaixonar faz muito bem pra saúde! Obs, não se confunda com a carne seca ou charque onde a carne é exposta ao sol. Sds.

amauri perez
em 02/06/2013
Carne Brasileira Alcatra Carne de sol Manteiga de garrafa Pratos principais Receitas salgadas Coxão duro Contra filé

Carne de Sol - Como Fazer