Início

Receitas

Doces

Carolina, bomba e outras delícias

Carolina, bomba e outras delícias

diet
sem glúten
sem lactose

0

Tempo de preparo

32 min

Porção

1 porções

Cifrão

Valor por porção

R$0,00

Informação nutricional

Valor nutricional

0,00 kcal

Ricardo José Krupinsk

Receita enviada por Ricardo José Krupinsk

Em 22/04/2021

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Pâte à choux

  • 2. Quem é que nunca sentiu o prazer de comer uma bomba de chocolate fresquinha e crocante? E aqueles profiteroles com calda de chocolate? De massa leve, crocante e sequinha, esses doces são a paixão de muitos ao redor do mundo. Pode variar um pouco, de acordo com o formato do doce, o tipo de utilização e o país.

  • 3. A bomba (para os brasileiros), éclair (para os franceses), pode ser encontrada com diversos nomes diferentes. Vamos aprender a fazer a pâte à choux (como é chamada essa massa na França). Como todas as preparações básicas de confeitaria, detalhes importantes e técnica perfeita fazem a diferença entre o delicioso e o sem graça.

  • 4. Informações técnicas

  • 5. A pâte à choux é uma massa feita, em sua receita mais simples, de água, manteiga, farinha, sal e ovos que, após elaborada, vai ao forno, cresce, seca e doura. Não existe fermento. Toda ação de crescimento se dá pela expansão do vapor criado pelos líquidos acrescentados à massa.

  • 6. Mais uma vez lidamos com a física e a química, presentes em praticamente tudo o que se refere à confeitaria. A água contida na massa, que pode ser encontrada também na manteiga e nos ovos, é transformada em vapor ao ser levada ao forno, fazendo com que cresça e fique leve. A estrutura final é dada pela gelatinização do amido da farinha e a coagulação da proteína dos ovos. Por falar em ovos, essa é uma das únicas receitas de confeitaria em que não se pode prever a quantidade exata de ovos a ser usada. Quando preparamos a massa, a farinha pode ter mais ou menos umidade, assim como a manteiga pode conter mais ou menos água.

  • 7. Além disso, ao se cozinhar os ingredientes, existe evaporação, que nem sempre é a mesma. Como é a quantidade de ovos que dá o ponto, o peso total dos ovos pode variar consideravelmente. Um ponto importante a ser lembrado é o de que não se deve colocar, ao mesmo tempo no forno, produtos de tamanhos e formas diferentes. Até que os maiores sequem e dourem, os menores já estarão queimados. Cada etapa desta receita tem sua importância singular. Por isso mesmo, deve ser feita com muita atenção e carinho, lembrando que, a cada dia, a prática aumenta e o resultado melhora.

  • 8. Dica:

  • 9. Com um saco de confeitar, modele as bombas de tamanho uniforme. Depois de assadas, coloque o recheio escolhido num saco de confeitar e, com um bico bem fino, injete-o por baixo até sentir que a bomba ficou levemente inchada. Se fizer uma bomba grande, encha pelas duas pontas e não só pelo meio. Mergulhe as bombas no fondant, deixe escorrer um pouco, retire o excesso e espere secar

  • 10. Fonte: Revista Menu

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Categorias Relacionadas
    Recomendamos pra você
    Comentários