1
logomarca cybercook

Carolina, bomba e outras delícias

Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (1)



Como Fazer

  1. 1.
    Pâte à choux
  2. 2.
    Quem é que nunca sentiu o prazer de comer uma "bomba de chocolate" fresquinha e crocante? E aqueles "profiteroles" com calda de chocolate? De massa leve, crocante e sequinha, esses doces são a paixão de muitos ao redor do mundo. Pode variar um pouco, de acordo com o formato do doce, o tipo de utilização e o país.
  3. 3.
    A "bomba" (para os brasileiros), "éclair" (para os franceses), pode ser encontrada com diversos nomes diferentes. Vamos aprender a fazer a "pâte à choux" (como é chamada essa massa na França). Como todas as preparações básicas de confeitaria, detalhes importantes e técnica perfeita fazem a diferença entre o delicioso e o sem graça.
  4. 4.
    Informações técnicas
  5. 5.
    A pâte à choux é uma massa feita, em sua receita mais simples, de água, manteiga, farinha, sal e ovos que, após elaborada, vai ao forno, cresce, seca e doura. Não existe fermento. Toda ação de crescimento se dá pela expansão do vapor criado pelos líquidos acrescentados à massa.
  6. 6.
    Mais uma vez lidamos com a física e a química, presentes em praticamente tudo o que se refere à confeitaria. A água contida na massa, que pode ser encontrada também na manteiga e nos ovos, é transformada em vapor ao ser levada ao forno, fazendo com que cresça e fique leve. A estrutura final é dada pela gelatinização do amido da farinha e a coagulação da proteína dos ovos. Por falar em ovos, essa é uma das únicas receitas de confeitaria em que não se pode prever a quantidade exata de ovos a ser usada. Quando preparamos a massa, a farinha pode ter mais ou menos umidade, assim como a manteiga pode conter mais ou menos água.
  7. 7.
    Além disso, ao se cozinhar os ingredientes, existe evaporação, que nem sempre é a mesma. Como é a quantidade de ovos que dá o ponto, o peso total dos ovos pode variar consideravelmente. Um ponto importante a ser lembrado é o de que não se deve colocar, ao mesmo tempo no forno, produtos de tamanhos e formas diferentes. Até que os maiores sequem e dourem, os menores já estarão queimados. Cada etapa desta receita tem sua importância singular. Por isso mesmo, deve ser feita com muita atenção e carinho, lembrando que, a cada dia, a prática aumenta e o resultado melhora.
  8. 8.
    Dica:
  9. 9.
    Com um saco de confeitar, modele as bombas de tamanho uniforme. Depois de assadas, coloque o recheio escolhido num saco de confeitar e, com um bico bem fino, injete-o por baixo até sentir que a bomba ficou levemente inchada. Se fizer uma bomba grande, encha pelas duas pontas e não só pelo meio. Mergulhe as bombas no fondant, deixe escorrer um pouco, retire o excesso e espere secar
  10. 10.
    Fonte: Revista Menu
Já Fiz

Vídeo recomendado

Pizza de Frigideira

Você pode gostar...

Salada Carolina

Salada Carolina

Por Alessandra Rodrigues

Salada Carolina

Salada Carolina

Por Carol Borges

Pudim de Mandioca

Pudim de Mandioca

Por Cybercook

Cheesecake de Café e Coco

Cheesecake de Café e Coco

Por Luciana da Fonseca

Comentários (0)

Doces

Carolina, bomba e outras delícias