logomarca cybercook

Chiffon Cake

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

  1. Ingredientes
    - 40 g de cacau em pó amargo
    - 50 ml de água fervendo
    - 120 g de açúcar para bater as gemas - 6 gemas
    - 120 ml de óleo de canola, milho ou girassol
    - 90 ml de água fria
    - 160 g de farinha de trigo
    - 5 g ou uma colher (chá) de fermento químico em pó
    - 8 claras
    - 200 g de açúcar para bater as claras
    - 1/2 colher (café) de cremor tártaro (se você não tiver, use 1 pitada de sal)
    - fôrma para chiffon cake ou fôrma alta e lisa com furo no meio

    Modo de preparo
    Misture a água quente com o cacau. Faça isso até virar um creme e deixe esfriar. Enquanto isso, misture as gemas com 120 g de açúcar na batedeira em velocidade baixa durante 2 minutos aproximadamente. A textura fica como uma emulsão. Você deve bater até o açúcar derreter completamente formando uma massa. Quando ficar em ponto de gemada bem grossa, aumente a velocidade da batedeira e coloque óleo aos poucos, como se estivesse fazendo uma maionese caseira. É importante misturar bem mesmo para não talhar. Depois coloque a água fria. Coloque então o cacau na mistura das gemas, açúcar e água. Reserve essa mistura.
    A seguir, bata as claras com 200 g de açúcar. Comece batendo lentamente as claras e acrescente o cremor tártaro ou a pitada de sal. Bata mais um pouco e então junte o açúcar, mas não tudo de uma vez. Divida em 3 partes. A consistência fica parecendo creme de barbear, firme, mas não dura, cremosa. Reserve. Acrescente na mistura de cacau, a farinha de trigo peneirada junto com o fermento químico. Misture do centro para os lados com a espátula. Feito isso, coloque uma parte das claras com açúcar e misture. Depois, passe isto para o recipiente onde estão o resto das claras com açúcar. Isto deve ser feito porque as claras são mais leves que o chocolate. Então, você deve sempre colocar o que é mais pesado sobre o mais leve para que a mistura fique melhor. Quando a mistura estiver bem homogênea, emulsione com o batedor para a massa ficar bem fofa. Coloque então na forma de chiffon cake, mas sem untar. Dê uma batidinha de leve para tirar o ar. Leve ao forno pré-aquecido na temperatura de 170 graus. Mas atenção: nunca abra o forno antes dos primeiros 20 minutos. Deixe assar por 40 a 45 minutos. Para saber se está no ponto, faça o teste do palito. Se sair seco, está pronto. Senão, deixe mais 5 minutos no forno. Logo que o bolo sair do forno, coloque imediatamente de cabeça para baixo para esfriar por uma hora. Depois que esfriar, solte o bolo das bordas com uma faquinha ou uma espátula com muito cuidado.

    Dicas
    - O bolo resiste de 3 a 4 dias em temperatura ambiente, coberto com filme plástico ou uma semana na geladeira, também coberto com filme plástico. Pode ficar no freezer por um mês.
    - Se quiser fazer com adoçante, siga as proporções recomendadas pelo fabricante.
    - A cobertura fica a seu critério: açúcar de confeiteiro, raspas de chocolate, calda de chocolate, chocolate derretido, chantilly....

Vídeo recomendado

Comentários (0)