Cinco Saladas Leves e Diferentes à Minha Moda

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

  1. Aí vão 5 saladas diferentes, que são deliciosas e light. A dica está no molho e na forma de preparo:
    1. para fazer o molho, coloque sempre proporções superiores de azeite em relação ao ácido (vinagre ou limão). Ex: 2 colheres (sopa) de limão para 5 colheres (sopa) de azeite de oliva e/ou óleo de gergelim. Não tem como errar.

    2. Tente, para variar, descascar o alho e dar uma `estocada` no dente com o cabo de madeira de uma faca, e depois passar o alho por toda a extensão da tigela em que irá servir (o sabor fica especialmente saliente se a tigela for de madeira).

    1. Salada de Fibras
    - 1 cebola em tiras ou rodelas grossas (de preferência cebola roxa)
    - 5 tomates pequenos ou um grande e firme, cortado no sentido do comprimento
    - 5 talos de salsão cortados em fatias grosseiras

    Use o molho de azeite/ácido e tempere com sal e pimenta. Dá para 2 pessoas que comam sem fome.

    2. Salada de Batatas (dá para 3 pessoas com muita fome)
    - 700 g de batatas
    - 7 colheres (sopa) de azeite de oliva prensado a frio
    - 1 1/2 colher (sopa) de vinagre de vinho branco ou, substituindo, aquele resto de vinho branco seco que está na sua geladeira
    - 1 cebola (pode ser roxa, amarela, vermelha...)
    - sal, pimenta, salsinha (o suficiente para fazer o contraste verde/branco)

    Para fazer, você tem duas alternativas: cozinha as batatas com casca, o que deixa o seu gosto mais apurado, apesar de que tem quem não goste, porque elas podem ficar amargas, ou (como eu faço), descasca as batatas, pica grosseiramente e depois as cozinha (eu uso uma máquina de cozer a vapor, mas pode-se fazer na água). Cozinhe até ficarem macias (mas `não desmanchar - lembre-se que o cozimento continua alguns segundos após retirar do fogo, e você não deve enxaguá-las em água, porque perderão 2/3 do sabor)
    As batatas devem estar bem secas para serem temperadas. Colocar as batatas em uma tigela (prove besuntá-la com o alho) e despeje 3 ou 4 colheres de sopa de azeite. Deixe alguns minutos e coloque o restante dos ingredientes. Mexa com a mão, para incorporar tudo. Sirva quente.


    3. Salada de Jiló
    Pegue uns 15 jilós firmes, tire o cabo, corte na metade e deixe em uma vasilha com água e leite, para tirar o amargo, por cerca de 20 minutos. Afervente o jiló por uns 5 minutos em fogo médio, ou o suficiente para ficarem macios. Espere que esfriem e faça um molho com azeite, vinagre de vinho, duas cebolas em rodelas, 2 dentes de alho.

    4. Saladar Ceasar Diet (para várias pessoas, ou só para você, se quiser)
    - 1 alface romana ou americana, rasgada com as mãos no tamanho certo para serem abocanhadas sem precisar cortar ou dobrar no prato suco de 1 limão
    - 1 colher (sopa) de mostarda dijon
    - 1 colher (chá) de vinagre de maçã
    - 10 dentes de alho espremidos, sendo 2 dentes levemente estraçalhados com o cabo de uma faca
    - pimenta preta ralada na hora e despejada sobre a salada
    - 5 colheres (sopa) de azeite
    - queijo parmesão para polvilhar (ralado na hora, é claro)
    croutons
    O `clássico` da Ceasar Salad é besuntar a forma em que irá servir (classicamente de madeira), com o alho, para impregná-la com o gosto. Aí misture os ingredientes molhados, incorporando-os bem. Você poderá, inclusive, acrescentar uma gema de ovo, porém deverá aumentar a quantidade de azeite, até a gema virar uma pasta. Acrescente os outros ingredientes. Aí coloque a alface e misture muito bem, jogando a pimenta por cima. Se a cabeça de alface for muito pequena, use mais de uma. Jogue o parmesão por cima e os croutons. Ah: eu adoro essa salada com tomate e cebola, mas tem quem ache isso uma heresia... De qualquer forma, é o seu paladar (e as baixas calorias) quem manda, já que se trata de um prato `diet`.

    Salada de Berinjela
    Ingredientes
    - 1 berinjela pequena
    - 1 tomate
    - 2 colher (sopa) de folhas de salsinha
    - 1 colher (sopa) de caldo de limão
    - 1 colher (sopa) de óleo de gergelim (prove utilizá-lo nas suas receitas. é fantástico)
    - 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
    - sal a gosto
    - pimenta salpicada por cima

    Modo de Preparo
    Cozinhe a berinjela inteira em água salgada ou corte em cubos grossos, deixe de molho em água com leite (o suficiente para cobrir) por 10 minutos, e cozinhe no forno. Dá mais trabalho mas fica mais gostoso. Tire a pele do tomate, as sementes e corte-o em cubos. Preferencialmente, retire as sementes da berinjelas, mas isso não é obrigatório.
    Misture tudo, junte os temperos, leve à geladeira por uma hora. Na hora de servir, centralize no prato e sirva com um prato quente..

Vídeo recomendado

Comentários (0)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: