logomarca cybercook

Cinco Saladas Leves e Diferentes à Minha Moda

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

  1. Aí vão 5 saladas diferentes, que são deliciosas e light. A dica está no molho e na forma de preparo:
    1. para fazer o molho, coloque sempre proporções superiores de azeite em relação ao ácido (vinagre ou limão). Ex: 2 colheres (sopa) de limão para 5 colheres (sopa) de azeite de oliva e/ou óleo de gergelim. Não tem como errar.

    2. Tente, para variar, descascar o alho e dar uma `estocada` no dente com o cabo de madeira de uma faca, e depois passar o alho por toda a extensão da tigela em que irá servir (o sabor fica especialmente saliente se a tigela for de madeira).

    1. Salada de Fibras
    - 1 cebola em tiras ou rodelas grossas (de preferência cebola roxa)
    - 5 tomates pequenos ou um grande e firme, cortado no sentido do comprimento
    - 5 talos de salsão cortados em fatias grosseiras

    Use o molho de azeite/ácido e tempere com sal e pimenta. Dá para 2 pessoas que comam sem fome.

    2. Salada de Batatas (dá para 3 pessoas com muita fome)
    - 700 g de batatas
    - 7 colheres (sopa) de azeite de oliva prensado a frio
    - 1 1/2 colher (sopa) de vinagre de vinho branco ou, substituindo, aquele resto de vinho branco seco que está na sua geladeira
    - 1 cebola (pode ser roxa, amarela, vermelha...)
    - sal, pimenta, salsinha (o suficiente para fazer o contraste verde/branco)

    Para fazer, você tem duas alternativas: cozinha as batatas com casca, o que deixa o seu gosto mais apurado, apesar de que tem quem não goste, porque elas podem ficar amargas, ou (como eu faço), descasca as batatas, pica grosseiramente e depois as cozinha (eu uso uma máquina de cozer a vapor, mas pode-se fazer na água). Cozinhe até ficarem macias (mas `não desmanchar - lembre-se que o cozimento continua alguns segundos após retirar do fogo, e você não deve enxaguá-las em água, porque perderão 2/3 do sabor)
    As batatas devem estar bem secas para serem temperadas. Colocar as batatas em uma tigela (prove besuntá-la com o alho) e despeje 3 ou 4 colheres de sopa de azeite. Deixe alguns minutos e coloque o restante dos ingredientes. Mexa com a mão, para incorporar tudo. Sirva quente.


    3. Salada de Jiló
    Pegue uns 15 jilós firmes, tire o cabo, corte na metade e deixe em uma vasilha com água e leite, para tirar o amargo, por cerca de 20 minutos. Afervente o jiló por uns 5 minutos em fogo médio, ou o suficiente para ficarem macios. Espere que esfriem e faça um molho com azeite, vinagre de vinho, duas cebolas em rodelas, 2 dentes de alho.

    4. Saladar Ceasar Diet (para várias pessoas, ou só para você, se quiser)
    - 1 alface romana ou americana, rasgada com as mãos no tamanho certo para serem abocanhadas sem precisar cortar ou dobrar no prato suco de 1 limão
    - 1 colher (sopa) de mostarda dijon
    - 1 colher (chá) de vinagre de maçã
    - 10 dentes de alho espremidos, sendo 2 dentes levemente estraçalhados com o cabo de uma faca
    - pimenta preta ralada na hora e despejada sobre a salada
    - 5 colheres (sopa) de azeite
    - queijo parmesão para polvilhar (ralado na hora, é claro)
    croutons
    O `clássico` da Ceasar Salad é besuntar a forma em que irá servir (classicamente de madeira), com o alho, para impregná-la com o gosto. Aí misture os ingredientes molhados, incorporando-os bem. Você poderá, inclusive, acrescentar uma gema de ovo, porém deverá aumentar a quantidade de azeite, até a gema virar uma pasta. Acrescente os outros ingredientes. Aí coloque a alface e misture muito bem, jogando a pimenta por cima. Se a cabeça de alface for muito pequena, use mais de uma. Jogue o parmesão por cima e os croutons. Ah: eu adoro essa salada com tomate e cebola, mas tem quem ache isso uma heresia... De qualquer forma, é o seu paladar (e as baixas calorias) quem manda, já que se trata de um prato `diet`.

    Salada de Berinjela
    Ingredientes
    - 1 berinjela pequena
    - 1 tomate
    - 2 colher (sopa) de folhas de salsinha
    - 1 colher (sopa) de caldo de limão
    - 1 colher (sopa) de óleo de gergelim (prove utilizá-lo nas suas receitas. é fantástico)
    - 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
    - sal a gosto
    - pimenta salpicada por cima

    Modo de Preparo
    Cozinhe a berinjela inteira em água salgada ou corte em cubos grossos, deixe de molho em água com leite (o suficiente para cobrir) por 10 minutos, e cozinhe no forno. Dá mais trabalho mas fica mais gostoso. Tire a pele do tomate, as sementes e corte-o em cubos. Preferencialmente, retire as sementes da berinjelas, mas isso não é obrigatório.
    Misture tudo, junte os temperos, leve à geladeira por uma hora. Na hora de servir, centralize no prato e sirva com um prato quente..

Vídeo recomendado

Você pode gostar...

Receita de Bolo de chocolate

Receita de Bolo de chocolate

Por Vania Justino Santos

Bolo de Chocolate Simples

Bolo de Chocolate Simples

Por Cristina Souza Pizarro

Bolo de Fubá

Bolo de Fubá

Por Minas Kuyumjian Neto

Bolo de Cenoura

Bolo de Cenoura

Por Janaine Pina Góes

Pão Caseiro

Pão Caseiro

Por ristina vitoria silva

⁠⁠⁠⁠

Comentários (0)