Clafoutis de Ameixas Frescas

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (8)


Preparo

  1. 1.
    Numa panelinha, esquente o leite com as 2 colheres de sopa de manteiga, sem deixar ferver. Separadamente, numa vasilha misture os ovos, o ½ copo de açúcar, a farinha e o sal. Adicione o leite morno e misture até combinar. Reserve por pelo menos 1 hora em temperatura ambiente.
  2. 2.
    2. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Ponha as amêndoas, ou castanhas do Pará num tabuleiro e toste no forno por 8/10 minutos ou até ficar ligeiramente dourados. Retire do forno, deixe esfriar e pique grosseiramente. Reserve.
  3. 3.
    3. Com o restante da manteiga, unte completamente uma frigideira que possa ir ao forno, ou um pirex redondo de 20/24 cms, e polvilhe do açúcar (as 2 colheres de sobremesa). Espalhe o açúcar sobre toda a superfície e os lados.
  4. 4.
    4. Ponha a massa reservada na frigideira, jogue as frutas por cima (elas vão afundar) e salpique as amêndoas. Leve ao forno por aproximadamente 45 minutos até o clafoutis estar dourado e ter crescido.
  5. 5.
    5. Sirva quente ou frio, na mesma panela, com creme chantilly.
  6. 6.
    Obs.; essa sobremesa não é muito doce. Se você quiser aumentar o açúcar, use ¾ copo ao invés de ½ copo, na massa. Eu gosto dela assim com pouco açúcar, daí a importância das frutas estarem bem docinhas!

Vídeo recomendado

Comentários (0)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou:

Frutas e compotas Doces Ameixa Castanhas Leite Manteiga Manteiga sem sal Amêndoas