Cocada de colher

Cocada de colher

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Receita indicada pelo livro Sabores da Cozinha Brasileira. Autores: Bruna Trevisani, Neusa de Mattos, Regina Helena de Paiva Ramos, Tereza Maria Barbosa. F

Ingredientes (3)


Preparo

  • Leve o açúcar ao fogo com 1/2 xícara de chá de água e deixe apurar até que a calda comece a engrossar. Adicione o coco ralado e cozinhe por mais alguns minutos, sem parar de mexer. Retire do fogo, deixe esfriar e despeje numa compoteira. Decore com cravos-da-índia.
Dicas: Para fazer a cocada preta, deixe a calda apurar mais. Para a amarela, aumente a quantidade de água para 2 1/2 xícaras de chá, espere a calda engrossar mais e tire do fogo; Quando esfriar, junte o coco ralado e 5 gemas batidas e leve de volta ao fogo para apurar por mais alguns minutos.

Tempo de preparo:
Rendimento: 6 porções

Comentários (23)

muito ótima.

Sensacional...

muito bom receita aprovada

beleza

Por favor, estou louca para fazer, mas quero fazer com coco ja ralado, aqueles de pacotinhos, daí quantas gramas eu ponho??? Alguém que sabe, por favor me ajuda aí! Obrigada!

Boa tarde! Coloque 400 gr de coco ralado. Abraços Equipe Cyber Cook

Equipe CyberCook

ADOROOOOOOOOOOOOOO...

pode ser feita com coco em pacote ou só fresco, se pode qual a quantidade? obrigadão monica

PEDI PRA MEU MARIDO COMPRAR COCO RALADO E COCO EM FLOCOS (MAIS OU MENOS 100 GR DE CADA|) E VOU MISTURAR OS DOIS... DEVE FICAR EXCELENTE... QUERO FAZER HOJE AINDA... GOSTEI DA RECEITA: PRÁTICA E SIMPLES, DEVE SER UMA DELÍCIA... NÃO GOSTO DO COCO RALADO INDUSTRIALIZADO, PREFIRO O COCO FRESCO RALADO NA HORA... A DIFICULDADE É QUE EM GERAL SÓ SE ENCONTRA NAS CAPITAIS... COMO ALTERNATIVA SUGIRO USAR O COCO RALADO E UMIDIFICADO... É BEM MELHOR QUE O COCO RALADO SECO... MESMO ANTES DE FAZER JÁ ESTOU SABOREANDO A COCADINHA DE COLHER... PARABÉNS!!!

Vou trocar o açúcar por leite condensado, isso me apeteceu!

Muito boa receita, fácil de preparar e ingredientes fáceis de encontrar. Fiz especificamente a cocada amarela, coloquei apenas 4 gemas e foram suficientes para ficar no ponto, não empedra, e misturei entre coco ralado (100 gramas) e flocos de coco (50 gramas), essa quantidade foi suficiente para engrossar. Uma dica é peneirar cada gema para não ficar com o gosto forte e nem o cheiro que as gemas costumam apresentar. Esta dica serve para outras receitas que levam gemas, só o fato de peneirar ninguém nem sente e também não reclamam do gosto depois (só não raspem a colher quando peneirar a gema, senão não adianta), é isso, adorei!

OI minha irmã, tudo bem? A sua receita é maravilhosa em todos os aspectos. Fácil de preparar, saborosa e melhor ainda para ser degustada. Parabéns!

Ja fiz outras receitas que ficaram gostosas,mas essa é simples, fácil e maravilhoooooooooooooooosa

Para LEANDRO: - Querido, isso acontece qdo deixamos passar do ponto. Esses doces ( o mesmo acontece com o doce-de-leite), devem ser tirados uns 5 minutos após começarem a borbulhar, qdo já estão encorpados mas ANTES de tornarem-se pastosos pois, realmente, engrossam após esfriarem. Por isso vc deve retirá-lo do fogo, antes do ponto desejado. Erramos no primeiro, melhoramos no segundo,mas só lá pela terceira receita é que "pegamos" o ponto certo no "olhômetro". Não desista. Bjs.

Realmente esta cocada deve ficar uma maravilha, já deu até água na boca.

Ao invés de açúcar faço com leite condensado, é a receita da família!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: