logomarca cybercook

Cocada

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (3)



Preparo

  1. 1.
    É muito fácil e simples. Deitamos sobre uma panela de fundo grosso, cem gramas de coco fresco ralado, 15 colheres de sopa de açúcar e uma lata de leite condensado. As colheres são rasas. Com tudo isto na panela, liga-se o fogo e com uma colher de pau passamos a mexer a mistura sem parar, em movimentos circulares.
  2. 2.
    O leite condensado vai reduzir e a mistura desprender da panela; isto pode levar cerca de 20 a 30 minutos. Este ponto é chamado de bala. Em seguida coloque mais 2 colheres de açúcar, desligue o fogo e bata com firmeza a mistura dentro da panela com a colher de pau até que formem pequenas bolhas; cerca de uns 5 minutos.
  3. 3.
    Despeje a mistura sobre um tampo de pedra (mármore), alisando até formar um retângulo. A pedra já deve ter recebido um pouco de manteiga sem sal para facilitar o desprendimento das cocadas. Espere esfriar. Corte a massa em pedaços. Forre um prato com as cocadas e sirva como sobremesa.
  4. 4.
    A outra se come às colheradas, servida em tigelinhas de porcelanas ou bambus. Faça uma calda de açúcar aromatizada com cravos. 2 xícaras de açúcar, 1 de água e uma porção de cravos. Despeje 100 gramas de coco fresco ralado grosso. Mexa sempre com colher de pau, sem parar, em movimentos circulares. Quando a calda reduzir coloque 200 ml de leite de coco. Continue mexendo e deixe o leite de coco tomar consistência e se amalgamar com o doce. Deixe esfriar, coloque em compoteira e guarde na geladeira longe das formigas e dos dedos.

Vídeo recomendado

Comentários (0)

Doces Coco Receitas de cocada