logomarca cybercook

Cocotte de aspargos com presunto cru

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (6)



Preparo

  1. 1.
    1. Esta receita pode ser feita de duas maneiras: no microondas ou no forno convencional. Para quem quer preparar a cocotte, tomar um banho em 20 minutos e depois jantar relaxado, a melhor opção é usar o forno convencional. Neste caso, preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Se a fome for maior que a necessidade de um banho, no microondas a cocotte fica pronta em apenas 3 minutos.
  2. 2.
    2. Bom, para a turma do banho, também será necessário fazer um banho-maria para assar a cocotte. Isso significa que ela vai ao forno dentro de uma assadeira com um pouco de água fervente. Por isso, encha uma panelinha com água e, quando ferver, despeje na assadeira já dentro do forno (assim você não corre o risco de se queimar derramando a água ao levar a assadeira ao forno). A água não deve preencher mais da metade da assadeira.
  3. 3.
    3. Com uma faca, corte as partes mais duras e brancas dos talos dos aspargos e despreze. Corte as pontas e reserve para enfeitar a cocotte. O restante dos talos fatie em rodelas médias.
  4. 4.
    4. Com as mãos, desfie a fatia de presunto cru.
  5. 5.
    5. Num ramequim (ou qualquer tigelinha refratária individual), coloque os aspargos fatiados, o presunto cru desfiado. Lembre-se de que o presunto já é salgado. Por isso, achamos desnecessário temperar com sal os aspargos. Mas, se quiser, um pouquinho de pimenta-do-reino vai bem.
  6. 6.
    6. Quebre os ovos sobre a camada de aspargos e presunto cru. Fure as gemas com um garfo, caso vá assar a cocotte no microondas. (Há uma lenda sobre a gema que explode no microondas. Nós não testamos. Ficamos com preguiça de, caso fosse verdade, ter de limpar o microondas.) Coloque o creme de leite sobre os ovos, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e rale um pouquinho de noz-moscada. Não precisa misturar.
  7. 7.
    7. Coloque a tigelinha dentro da assadeira com água no forno e deixe assar por 20 minutos, caso goste da gema mole. Se quiser ela mais firme, deixe por mais 10 minutos. Para assar no microondas, 3 minutos deixam a gema bem firme. Se quiser ela mais molinha, 2 minutos são suficientes.Sirva com:Uma fatia de pão vai bem. Torradinhas também são uma boa opção. E, se quiser deixar a refeição ainda mais saudável, uma saladinha de folhas verdes acompanha muito bem esta saborosa cocotinha.
Autor: Panelinha

Vídeo recomendado

Você pode gostar...

Couve-flor da Vovó

Couve flor da Vovó

Por egina aparecida cardoso

Cocotte Surprise

Cocotte Surprise

Por CyberCook

Creme de Aspargos

Creme de Aspargos

Por Paulo Roberto Veiros

⁠⁠⁠⁠

Comentários (0)

Legumes Creme de leite Presunto Receitas salgadas Aspargo Noz moscada