Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Como fazer pães macios e deliciosos

sem lactose·sem glúten·

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Como fazer pães macios e deliciosos, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Como fazer pães macios e deliciosos que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!

Porção

1

Preparo

0h0

Quer preço e análise nutricional nessa receita?

Receitas com informação nutricional e preço

  1. Nunca coloque toda a farinha pedida na receita, dependendo da temperatura e umidade do dia, do tamanho dos ovos, e da qualidade da farinha essa quantidade pode ser excessiva tornando a massa firme demais (dura). Uma receita que pede 1 kg de farinha significa que pode ser que use no máximo 1 kg pra fazer a massa, abrir, enrolar, etc.
  2. As mãos úmidas ou cheias de massa também podem confundir e dar a impressão que está faltando farinha no pão, mas , basta estar com as mãos limpas, bem secas e principalmente......(continua...) veja tudo totalmente enfarinhadas, que você vai notar a diferença nas próximas massas que fizer.
  3. Para iniciar uma massa, devemos inclusive começar a mexer com um garfo, e depois que passarmos para uma superfície enfarinhada uma espátula envolta em farinha é melhor, deixe para usar as mãos enfarinhadas, é claro só mesmo no final de sovar. Quando for usar a s mãos , aqueça as mesmas com água morna e enxugue, pois elas já começam a ajudar no processo de crescimento da massa.
  4. A água ou leite que é pedido geralmente morno, deve ter uma temperatura quase fria, nunca passando da temperatura do leite que damos aos bebês, pois se estiver um pouquinho mais quente ele destrói o fermento, e consequentemente a massa não vai crescer. Coloque sempre um pouco de açúcar , mesmo nas massas doces, ela ajuda a crescer e deixa a massa com cor mais bonita.
  5. Salvo algumas receitas , e nessas está especificado, os ingredientes para massas com fermento de pão, devem estar sempre em temperatura ambientes, como os ovos, margarina, etc...
  6. Para crescer a massa, coloque-a em lugar fechado, sem vento e aquecido. Pode ser em forno comum já morno, mas com o fogo apagado, ou no microondas, nesse caso coloque a massa em vasilha tampada, ligue o microondas na temperatura mais baixa, e ligue por 3 minutos. Após desligar, deixe dentro do microondas + 10 minutos e a massa já estará crescida, se a massa for bem leve, nesses 3 minutos já cresce. Sempre tampe a massa para crescer, com a tampa hermética da vasilha, ou um pano ou em saco plástico, que é excelente.
  7. O velho truque da vovó, para saber se a massa está crescida, funciona sim, mas a bolinha de massa que se põe num copo de água, deve estar no mesmo ambiente em que a massa estiver crescendo, ex: se a massa crescer no forno comum, o copo com a bolinha de massa tem que estar também dentro do forno. E a massa estará no ponto, quando a bolinha subir à superfície.
  8. Outra maneira de ver se a massa está crescida o suficiente, é introduzir o dedo 1 cm na massa, se ficar marca , a massa está pronta. Unte as formas com margarina ou manteiga onde for assar o pão e polvilhe farinha de trigo, assim fica mais fácil removê-los. Se for assar em um refratário de vidro use uma temperatura mais baixa no forno, fazendo até economia.
  9. Caso o pão doure muito rápido, termine de assar coberto com papel alumínio, sem apertar, sempre com a parte brilhante voltada para o alimento.
  10. Pães firme podem ser embrulhados ao sair do forno, em papel filme transparente para conservarem a temperatura. Não deixe o pão esfriar na forma, coloque em uma grade para que respire , senão o fundo fica mole e úmido. Pães sem gordura como italiano devem ser embrulhados e colocados no freezer, para sua conservação, pois em temperatura ambiente, depois de algumas horas ele seca e endurece.
  11. Pão congelado é mais fácil de cortar, o que torna possível cortarem fatias mais finas. Depois de cortados o pão descongela em apenas 15 minutos na temperatura ambiente. Se quiser pode também colocar direto do freezer ao forno moderado (180º) por 15 minutos. Ainda congelado pode ser levado diretamente na torradeira.
  12. Segredos para cada tipo de casca:
  13. Brilhante - pincele com 1 ovo batido misturado com 1 colher ( sopa) de leite.
  14. Dourada - pincele com ovo e algumas gostas de café. crocante - pincele com água.
  15. Macia - pincele com manteiga ou margarina derretida, ou mesmo com óleo, faça isso várias vezes enquanto assa.
  16. Dura - coloque uma assadeira com água fervente no chão do forno enquanto o pão assa.
  17. Observando alguns detalhes com certeza você conseguirá fazer com sucesso pães irresistíveis..
silvana silveira
por   silvana silveira
Prato para refeições

Gostou dessa receita?

Receba gratuitamente receitas como essa no seu e-mail e aproveite nossas dicas com o melhor do Cybercook.

Nome

O nome completo é utilizado para validação do cadastro em nossa plataforma, bem como para que possamos prestar nossos serviços e cumprir com as obrigações assumidas. Para saber mais veja nossa Política de privacidade

E-mail

O preenchimento de e-mail é necessário para confirmação de cadastrado, bem como para envio de comunicações relativas aos produtos e serviços disponibilizados em nossa plataforma. Para saber mais veja nossa Política de privacidade

Icone envelope de e-mail

Falta pouco!

Dentro de instantes enviaremos um e-mail solicitando a confirmação do seu interesse em nosso conteúdo. Por favor, verifique o seu e-mail.

Categorias:

Paes

Como fazer pães macios e deliciosos