1

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

logomarca cybercook

Como fazer Queijo Labneh em Casa - Labne (Coalhada Seca)

Já Fiz

Ingredientes (5)

Como Fazer

  1. 1.
    Adicionar o leite na panela, aquecer (utilizando o termômetro) até a temperatura de 32ºC.
  2. 2.
    Após, atingida a temperatura, adicionar o fermento lático (1 envelope para cada 5 litros de leite) e 1 gotinha do coalho. Misturar bem e deixar em repouso por um período de 10 a 14 horas (ou de um dia para outro), observando ao final deste período a formação de uma massa firme e consistente (o leite está coagulado!).
  3. 3.
    A coalhada formada deve ser retirada cuidadosamente com auxílio de uma concha e depositada em pequenas armações com telas finíssimas (coador de óleo, por exemplo) ou panos tecido poroso (morim), unindo suas extremidades, para formar um "saco" que deverá ficar dependurado para saída lenta de soro, deixando a massa intacta conseqüentemente concentrando-a.
  4. 4.
    Este processo deverá ocorrer novamente de um dia para outro (normalmente 18 a 24 horas). Após este período adicionar sal refinado à gosto, refrigerar e servir. A massa é moldável e poderá ser moldada em pequenas bolinhas, as quais podem ser imersas em azeite de oliva! Ao Labne normalmente não se mistura ervas ou especiarias.
  5. 5.
    Como pasteurizar o leite da fazenda para fazer o seu queijo?
  6. 6.
    Sempre utilize o leite de animais sadios e que não estejam em tratamento com algum tipo de antibiótico.
  7. 7.
    O leite deve ser coado e aquecido até atingir a temperatura de 65ºC que deverá ser mantida por 20 minutos (utilize o termômetro para controlar a temperatura e mexa lentamente para distribuir uniformemente o calor. Depois de 20 minutos, resfrie para a temperatura de adição do fermento conforme a receita descrita. Esta metodologia deve ser aplicada somente para a fabricação de queijos.
O Labneh (Labne) é um dos produtos derivados do leite mais tradicionais do Oriente Médio e trazido para o Brasil principalmente por imigrantes Libaneses e Sírios. Este queijo é resultado da fermentação do leite e concentração do mesmo, através de sacos de pano (morim). O produto apresenta-se na forma de uma pasta "seca" que muitas vezes é moldado em pequenas bolinhas imersas em azeite de oliva e armazenado em frascos de vidros. O sabor é maravilhoso, proporcionado pela fermentação lática e a intensidade do azeite. Com baixo investimento é muito fácil a elaboração do Queijo Labne em casa, bastando a aquisição do KIT para Fabricação do Queijo Labne, que inclui todos os utensílios e ingredientes necessários à fabricação (exceto leite e utensílios domésticos). (http://www.queijosnobrasil.com.br/portal/index.php?cod_tipo=2&cod_dados=208)

Por: silvana silveira

Você pode gostar...

Kibe Recheado com Coalhada

Por Alessandra Ortega

Kafta

Por Cybercook

Cupcake

Por Cybercook

Kibe

Por Cybercook

Mousse de Maracujá

Por Michella Spiguel

Comentários (0)

Lanches Alho Coalhada seca Cozinha internacional Coalhada Comida árabe

Como fazer Queijo Labneh em Casa - Labne (Coalhada Seca)