logomarca cybercook

Conchas de Bacalhau

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (18)



Preparo

  1. 1.
    Massa: Cozinhe o conchiglioni no tempo indicado pelo fabricante para que fique “al dente”. Reserve.
  2. 2.
    Recheio: Pré cozinhe o bacalhau dessalgado em uma panela com água fervente. Retire o bacalhau após 03 min e reserve até esfriar. Após esfriar, retire o couro e as espinhas e desfie o bacalhau e reserve em uma vasilha grande. Cozinhe as batatas e depois de feito, as amasse e reserve junto ao bacalhau desfiado. Em uma panela wok, refogue a cebola picada e o alho picado com um pouco de azeite de oliva. Após refogar a cebola e o alho, junte o bacalhau, a batata e as azeitonas pretas picadas e misture tudo. Após 02 minutos junte a cebolinha picada, as 02 colheres de sopa de azeite de oliva, a pimenta do reino a gosto e 01 pitada de sal e misture tudo novamente e reserve.
  3. 3.
    Modo de preparo do molho branco: Em uma panela, derreta a manteiga e junte a farinha de trigo e mexa bem. A farinha de trigo vai empelotar num primeiro momento. Tire a panela do fogo e junte um pouquinho de leite frio. Misture para dissolver as pelotas, acrescente mais leite. Retorne a panela ao fogo e mexa, adicionando leite para que engrosse. Acrescente a noz-moscada, o sal e a pimenta. Deixe ferver, mexendo sempre até a que tome a consistência de molho.
  4. 4.
    Dicas de montagem:
  5. 5.
    Aqueça o forno para poder gratinar o prato no final da montagem.
  6. 6.
    Em uma travessa grande e que possa ser levada ao forno, coloque os conchigliones recheados com o bacalhau conforme a foto. Depois de preenchida a travessa, cubra as conchas com o molho branco e espalhe o queijo parmesão. Leve ao forno para gratinar e está pronto.
  7. 7.
    Dica 01: O molho deve ser suave para que não ofusque o sabor do bacalhau.
  8. 8.
    Dica 02: O recheio de bacalhau depois de pronto deve ficar com o visual “úmido”, caso não fique acrescente mais azeite de oliva.
  9. 9.
    Dica 03: Ao servir as conchas, cuidado para não corta-las.
Mais informações sobre esta receita no meu blog: www.lacarneceria.wordpress.com. Valeu!

Vídeo recomendado

Comentários (1)

Lisandro Wolski

Esta receita já ganhou um concurso de natal.

Massas Bacalhau Peixes e frutos do mar Azeite Alho Azeite de oliva Azeitona Azeitona preta Conchiglione Gratinados Peixe Pratos principais Queijo ralado Receitas com molho branco Receitas salgadas Receitas de peixes Pimenta do reino Parmesão ralado Noz moscada Azeitona sem caroço Parmesão Cebolinha Batata