logomarca cybercook

Coquilles Saint Jacques

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (9)



Preparo

  1. 1.
    Lave ligeiramente as vieiras, sem exageros, para que não percam o sabor. Corte as maiores ao meio. Coloque-as numa panela e coloque leite até quase cobri-las. Leve ao fogo. Assim que ferverem, mexa, e deixe que cozinhem até ficarem opacas, mais ou menos entre um e dois minutos. Retire-as do leite e reserve. Dissolva a farinha de trigo em um pouco de leite e engrosse o caldo do cozimento das vieiras. Junte uma colher de manteiga, salgue a gosto. Quando estiver como um molho branco, tire do fogo e reserve. Em outra panela, coloque a manteiga e a cebola ralada. Deixe dourar, mexendo sempre e junte as vieiras. Refogue-as por alguns instantes e acrescente o conhaque. Junte o molho branco do caldo de cozimento, mexendo bem e deixe mais 2 minutos, sempre mexendo.
  2. 2.
    Coloque o creme de leite, mexa bem e desligue. Distribua o creme nas conchinhas, salpique farinha de rosca e leve-as ao forno para gratinar. Se tiver um grill ou forno elétrico, é hora de utiliza-los para que fiquem bem douradas.
  3. 3.
    Dica: numa outra versão desta mesma receita, três gemas sem pele e peneiradas, são dissolvidas no leite e misturadas ao molho branco. Além do sal, esse molho é temperado com uma pitada de noz-moscada ralada. Outros polvilham com queijo parmesão ralado, além da farinha de rosca. É só questão de preferência.

Rendimento: 8 porções

Vídeo recomendado

Comentários (0)

Aperitivos e antepastos Francesa Conhaque Cozinha internacional Entradas Farinha de rosca Gratinados Leite Manteiga Receitas com molho branco Receitas salgadas Vieira Cozinha clássica