Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Costela ponta de agulha

sem lactose·sem glúten·

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Costela ponta de agulha, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Costela ponta de agulha que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!

Preparo

0h0

Quer preço e análise nutricional nessa receita?

Receitas com informação nutricional e preço

Ingredientes

Minha lista de compras

Compre os ingredientes no

logo Carrefour

Como Fazer

  1. 1.
    Preparar
  2. 2.
    A costela ponta de agulha ou minga, como é conhecida e divulgada pelos gaúchos, é considerada a rainha das churrasqueiras por ser uma carne muito saborosa. É importante comprá-la em casas especializadas em churrasco para que venha cortada no tamanho certo e bem limpa. Pode ser churrasqueada inteira ou em pedaços, mas fica melhor quando assada inteira, no espeto ou na grelha. Veja as receitas:
  3. 3.
    Inteira na Grelha
  4. 4.
    Polvilhe a costela dos dois lados com sal grosso, moderadamente. Ajuste a grelha no ponto mais alto da churrasqueira e coloque a costela com a parte do osso virada para baixo. Deixe “churrasqueando” nessa altura e com braseiro médio durante 3 horas, no mínimo. Quando a carne começar a se soltar das ripas vire a costela com a parte da gordura para baixo. Deixe na mesma altura e deixe assar durante mais 3 horas, sempre com braseiro médio e tomando cuidado para não deixar as brasas apagarem.
  5. 5.
    Inteira no Espeto
  6. 6.
    Polvilhe a costela dos dois lados com sal grosso, moderadamente. Use um espeto duplo, reforçado, colocado no lado mais carnudo da costela e no sentido transversal às ripas. Como os ossos da costela (as “ripas”) são curvos, coloque um espeto simples do lado menos carnudo da peça para manter uma posição mais equilibrada na churrasqueira, principalmente na hora de virar a costela. Coloque no nível mais alto da churrasqueira com a parte dos ossos voltada para baixo e deixe assar com braseiro médio durante 2 horas. Não use braseiro forte para não queimar por fora e ficar crua por dentro. Quando a carne começar a se soltar das ripas vire a costela com a parte da gordura voltada para baixo. Deixe mais 2 horas com braseiro médio, cuidando sempre para o braseiro não apagar. Retire a costela dos espetos, bata com a lateral da lâmina da faca para eliminar o excesso de sal, fatie e sirva. Se forem muitos os convidados, é melhor preparar mais uma.
  7. 7.
    Em Pedaços no Espeto
  8. 8.
    Peça ao açougueiro para separar as ripas e cortá-las no sentido transversal em pedaços não muito grandes. Tempere-as com um pouco de sal grosso. Coloque-as num espeto simples, todas com o osso no mesmo sentido e espetadas pelo lado mais carnudo. Asse-as no nível médio da churrasqueira com braseiro médio até que a carne comece a se soltar das ripas. Vire o espeto e deixe mais 2 horas com a parte da gordura virada para baixo, sempre com braseiro médio.
josé neves
por   josé neves
Prato para refeições

Gostou dessa receita?

Receba gratuitamente receitas como essa no seu e-mail e aproveite nossas dicas com o melhor do Cybercook.

Nome

O nome completo é utilizado para validação do cadastro em nossa plataforma, bem como para que possamos prestar nossos serviços e cumprir com as obrigações assumidas. Para saber mais veja nossa Política de privacidade

E-mail

O preenchimento de e-mail é necessário para confirmação de cadastrado, bem como para envio de comunicações relativas aos produtos e serviços disponibilizados em nossa plataforma. Para saber mais veja nossa Política de privacidade

Icone envelope de e-mail

Falta pouco!

Dentro de instantes enviaremos um e-mail solicitando a confirmação do seu interesse em nosso conteúdo. Por favor, verifique o seu e-mail.

Costela ponta de agulha