logomarca cybercook

Couscous com legumes e carne à minha moda

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (16)



Preparo

  1. 1.
    A carne...
  2. 2.
    Na panela de pressão destampada, coloque 2 col de óleo e a carne e vá dourando, virando os cubos de carne para ficar por igual; quando necessário, regando com um pouco de água (cerca de 30 minutos).
  3. 3.
    Quando estiver dourada, dissolva um tablete (ou um potinho) de caldo de carne, coloque o mix de tempero fresco próprio para carne (um pouco, a gosto) cubra a carne com água, mexa, e tampe a panela para obter pressão, quando iniciar o “barulho”, abaixe o fogo e conte 1 hora, a carne precisa ficar bem macia para ser mal desfiada.
  4. 4.
    Enquanto isso...
  5. 5.
    Em outra panela maior (tem que caber os legumes e a carne). Prepare um refogado com um pouco de óleo, 2 dentes de alho não muito amassado, 1 cebola cortada em 8 e solta as folhas, o pimentão amarelo e o vermelho e frite. Depois de quase transparente a cebola, tire as cascas de meia lata do grão de bico e acrescente, acrescente as azeitonas verdes e pretas. Escorra numa tigela à parte, o caldo do legumes, reserve pois talvez vc use, talvez não, acrescente somente os legumes ao refogado, não acerte o sal ainda, mexa devagar, ferva mais um pouco, tampe e desligue o fogo.
  6. 6.
    Couscous...
  7. 7.
    Coloque 3 xícaras de couscous num recipiente – use uma aquela tigela própria para alimento quente e com tampa, são ótimas. Esquente 1 xícara e meia de água filtrada, dissolva 1 tablete e meio de caldo de legumes, 1 colher de manteiga ou margarina e coloque sobre o couscous mexendo com um garfo, tampe e reserve.
  8. 8.
    Próximo ao gran finale...
  9. 9.
    Veja se está próximo o tempo da panela de pressão, se vc acha que 50 minutos está bom, desligue e aguarde a pressão sair, ou coloque debaixo da torneira de água um pouco aberta. Abra e verifique se está desfiando facilmente com o garfo, se estiver, volte à panela onde está o refogado dos temperos e legumes, ligue o fogo novamente e vá acrescentando a carne desfiada com o garfo (de forma grosseira). Depois de colocada a carne e o molho que por acaso tiver, ao final tem que ficar com pouco molho, se não, use o molho que veio nos legumes, se vc encontrou a lata Casíno da foto; ou vá acertando com um pouquinho de água e verificando o sal que não pode ser muito. Dê uma pequena fervura tampe e desligue o fogo.
  10. 10.
    Arrumando a travessa...
  11. 11.
    Arrume o couscous nas paredes de uma travessa ou pirex até completar o redor, com um vão ao meio, é no centro que se coloca a carne com os legumes, como na foto.
  12. 12.
    Bon appétit ! Good appetite !
Adaptação de receitas dos sites: http://djouza.over-blog.com/article-couscous-aux-legumes-83645684.html http://www.la-cuisine-marocaine.com/recettes/couscous-27.html http://www.aromasesabores.com/2011/11/couscous-de-legumes-vegetariano.html

Vídeo recomendado

Você pode gostar...

Cuscuz de Camarão

Cuscuz de Camarão

Por CyberCook

Cuscuz de Frango

Cuscuz de Frango

Por Suely Tassinari

Receita de Cuscuz

Receita de Cuscuz

Por CyberCook

Cuscuz de Tapioca

Cuscuz de Tapioca

Por odair corsini

Cuscuz de Coco

Cuscuz de Coco

Por Abençoada Jesus

⁠⁠⁠⁠

Comentários (1)

Monica Matosinho

Em casa todos gostam dos meus preparos e invenções culinárias mas 3 adolescentes (com fama de paladar enjoado), passaram aqui pra visitar minha neta, comeram e se deliciaram.

Legumes Tortas salgadas Receitas de cuscuz Lanches Receitas com caldo Caldo de legumes Alho Azeitona Azeitona preta Azeitona verde Receitas salgadas Sem Glúten Pimenta do reino Páprica doce Grão de bico Óleo de milho Acém Panela de pressão