Crista de galo com tripas de bacalhau

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (14)



Preparo

  1. 1.
    - Numa caçarola, em fogo baixo, reduza o vinho do Porto a 100 ml, com o alecrim e o tomilho.
  2. 2.
    - Corte as cebolas em rodelas.
  3. 3.
    - Dessalgue as tripas de bacalhau por cerca de 12 horas, na geladeira, trocando seguidamente a água. Escorra-as, limpe-as bem e corte-as na mesma espessura das cebolas. Passe-as para uma panela e cozinhe-as com o cognac, em fogo baixo. Reserve.
  4. 4.
    - Amasse ligeiramente o dente de alho, sem desfazê-lo. Leve-o ao fogo com a manteiga e descarte-o quando ficar dourado. Introduza as cebolas e refogue-as na manteiga. Quando estiverem bem douradas, coloque as tripas cozidas e o suco do cozimento.
  5. 5.
    - Em uma superfície de trabalho, disponha as cristas sobre as fatias de pão e, com uma faca, corte o pão, seguindo o desenho das cristas. Aqueça uma frigideira e doure os “sanduíches” de cristas. Retire e reserve-os aquecidos.
  6. 6.
    - Em pratos de serviço, disponha ao centro o refogado de cebola e as tripas. Distribua os sanduíches de cristas e regue com a redução de vinho do Porto.
  7. 7.
    - Decore com o ramo de salsinha e o azeite de pimentão vermelho.
  8. 8.
    Observação:
  9. 9.
    Esta é uma receita que impacta pelo uso de ingredientes pouco comuns, mas que seduz pelas texturas únicas. Cristas de galo e tripas de bacalhau são iguarias desde a Idade Média e hoje têm amplo emprego em restaurantes de alta gastronomia da Espanha. As cristas, quando disponíveis no mercado, são encontradas já confitadas.
  10. 10.
    Por Alex Atala

Vídeo recomendado

Comentários (0)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou:

Bacalhau Peixes e frutos do mar Azeite Alecrim Alho Nata Peixe Pratos principais Receitas salgadas Receitas de peixes Salsinha Tomilho Azeite aromatizado Tripa