1
logomarca cybercook

Delicioso bolo de chocolate

Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (14)



Como Fazer

  1. 1.
    1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Com manteiga, unte 2 fôrmas redondas de 24 cm de diâmetro. Recorte 2 discos de papel-manteiga do tamanho do fundo das fôrmas. Cubra os fundos com os discos. Polvilhe com cacau em pó (o fundo e as laterais) e bata para retirar o excesso.
  2. 2.
    2. Coloque o cacau em pó numa tigela, passando por uma peneira. Regue com a ½ xícara (chá) de água fervente, misture bem e deixe esfriar. Reserve.
  3. 3.
    3. Numa tigela grande, junte a farinha, o fermento e o sal, passando todos os ingredientes pela peneira. Reserve.
  4. 4.
    4. Numa tigelinha, bata os ovos ligeiramente com um garfo, apenas para misturar. Reserve.
  5. 5.
    5. Na batedeira, coloque a manteiga em temperatura ambiente e bata até ficar fofa e clarinha. Aos poucos, junte o açúcar e continue batendo por alguns minutos, raspando as laterais da tigela com uma espátula. Sem parar de bater, junte os ovos batidos em duas etapas, batendo bem entre cada adição e raspando as laterais da tigela.
  6. 6.
    6. Na mistura de cacau, junte o leite e mexa bem. Com a batedeira à velocidade baixa, adicione alternadamente a mistura de cacau e a mistura de farinha. Comece e termine com a farinha e coloque pequenas porções em cada adição.
  7. 7.
    7. Divida a massa nas fôrmas preparadas. Gire cada uma das fôrmas sobre a mesa para nivelar a massa. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 30 minutos ou até que o palito saia limpo ao espetar o bolo. Retire as fôrmas e deixe esfriar por 15 minutos. Vire os bolos e coloque-os sobre uma grade, com o papel-manteiga para baixo, e deixe-os esfriar completamente.
  8. 8.
    8. Retire o papel-manteiga e reserve o bolo mais retinho para o topo. Coloque a outra massa num prato de bolo e espalhe 1/3 ganache sobre ela. Coloque a outra camada de massa sobre o recheio e cubra todo o bolo com a ganache.
  9. 9.
    ganache:
  10. 10.
    1. Numa tábua, pique o chocolate. Transfira para uma panela e junte com o creme de leite fresco. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 15 minutos, mexendo sempre.
  11. 11.
    2. Coloque o creme de chocolate numa tigela grande e misture com o xarope de milho. Quando esfriar, cubra com filme e leve à geladeira por no mínimo 2 horas, mexendo bem a cada 15 minutos.
  12. 12.
    3. Se a ganache ainda não estiver fria e firme o suficiente, deixe na geladeira por mais 1 hora, mexendo a cada 15 minutos. Pode ser feito no dia anterior. Neste caso, não há necessidade de mexer a cada 15 minutos.

Já Fiz

Vídeo recomendado

Mousse de Chocolate Arcor 70%

Você pode gostar...

Como fazer Bolo de Chocolate

Como fazer Bolo de Chocolate

Por Viviane Cavalcante

Bolo de Chocolate e Aveia

Bolo de Chocolate e Aveia

Por Marina Vulcanis

Bolo de Chocolate Simples

Bolo de Chocolate Simples

Por Cristina Souza

Comentários (0)

Bolos Receitas de bolo de chocolate Receitas com chocolate Bolos com recheio ou cobertura Creme de leite Bolos com recheio Cacau em po Chocolate Chocolate meio amargo Creme de leite fresco Ganache Fermento químico em pó

Delicioso bolo de chocolate