logomarca cybercook

Doce de Queijo de Araxá

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (4)


Preparo

  1. 1.
    Faça uma calda com a água e o açucar.Deixe ferver junto até encorpar. Não deixe ficar muito grosso, para não açucarar o doce.
  2. 2.
    Junte os ovos e o queijo até obter uma massa homogênea e dar ponto de enrola r(se precisar, junte um pouco mais de queijo ou menos um ovo).
  3. 3.
    Faça bolinhas de mais ou menos 3-4 cm de diâmetro (se fizer grandes, elas demoram demais a cozinhar).
  4. 4.
    Coloque uma a uma na calda de açucar fervendo e deixe cozinhar por 30 minutos, mexendo de vez em quando para não grudarem. Como elas incham enquanto cozinham (depois murcham), então escolha uma panela grande, para não derramar.
  5. 5.
    Após 30 minutos, verifique se estão cozidas e deixe esfriar.
  6. 6.
    Sirva frio ou gelado. Guarde em compotas de vidro.

Rendimento: 35 porções

Vídeo recomendado

Comentários (9)

Jesuina Aparecida de Oliveira

esse doce é uma delícia,eu não sabia a receita, agora com certeza eu vou fazer.

Larissa

Esse doce é mesmo MA-RA-VI-LHO-SO!!!!!! Sempre que ia pra Goiás com minha família comprávamos esse doce sem ser em calda, eram as bolinhas sequinhas dentro de um saquinho. Ficavam sequinhas por fora e molhadinhas por dentro. Procurei a receita pq da última vez que fomos achei super caro o pacotinho! Ok, tentei fazer... Só que com apenas dois ovos (acho legal tirar a pelinha da gema pra não dar gosto de ovo!). Na primeira vez os docinhos iam desmanchando na calda de açúcar e ficando no formato de bolachinhas, então tirei, coloquei farinha de trigo na massa que havia sobrado e o resto deu certo, mas, n ficaram mto gostosos pq a farinha de trigo deixou gosto. Pesquisei outras receitas que tinham amido talvez seja mais indicado. Na segunda vez que fiz coloquei apenas um ovo, foi a vez que eu me saí melhor, mas, mesmo assim algumas bolinhas desmancharam e achei que ficaram meio duras! Cozinhei demais! (40 min) Na terceira vez, com um avo apenas para 1/2kg de queijo, como na segunda, esperei a calda ficar mais grossa pq imaginei que com a calda mais consistente as bolinhas não desmanchariam! Senti-me uma adolescente na cozinha! Um desastre total! Já havia enrolado todas e quando coloquei na panela sobreviveram apenas quatro!!! O resto ficou uma massa estranha de queijo! Esse doce é mto difícil de fazer! Gostaria de mais dicas a respeito da massa, da calda, do cozimento e de como fazer pra ele ficar docinho, mas, sem calda! Acho que é um dos meus doces preferidos! Não consigo prar de comer, minha filha tbm amou! Mas, o tanto que é gostoso é difícil! Não darei cinco estrelas pela dificuldade e não pelo sabor!

Ola Larissa, Hoje estava procurando uma receita para o famoso doce de queijo e me deparei com o seu comentario. Achei muito interessante a persistencia em achar o ponto ideal. Então baseado nos seus relatos fiz o meu doce e por sinal sairam otimos e vou tentar colocar uns pontos que achei importantes para obter esse resultado. 1. O ponto da massa foi uma massa com uma boa liga mas não mole. 4 xicaras de queijo e quatro ovos medios, sem fermento e sem farinha de trigo. A xicara que usei para medida foi propria para medidas de culinaria de 275 ml. 2. Para a calda, usei outra medida que havia visto em outras receitas, 1 litro de agua e 3 xicaras de açucar, pois apenas 750ml ficava muito grossa a calda até o cozimento. 3. O tamanho das bolinhas tambem foram de suma importancia, pois devem ser bem pequenas para que haja um cozimento rapido e uniforme, pois senão como voce comentou cozinha demais e ficam duras. Vou pesquisar um pouco e em outra oportunidade vou tentar fazer pra ficar sem calda, como voce comprava no saquinho, como as famosas ameixas que comia quando era criança. Um grande abraço e até breve.

Marcos Oliveira
em 21/10/2014
Bruno Garcia

Eu estou fazendo esse doce aqui em casa e ele é uma delícia! Minha mãe fazia esse doce para mim quando eu tinha uns 10 anos, mas ela perdeu a receita e nunca mais conseguiu fazer, mas felizmente eu achei. Eu só tenho um pergunta: como eu faço para conserv

jacqueline

Fiquei muito feliz em encontrar esta receita. Já procurava há algum tempo. Minha mãe fazia quando éramos crianças - agora vou fazer para os meus filhos e meu marido (ele ama esse doce) Depois falo como foi ..

josiane augusta silva

Adorei encontrar essa receita. Comi muito em festa de casamento, no m.s;pocurei essa receita p passar p uma doceira aqui na minha cidade. obrigadoooooooooo.

Raimunda

Há tempos procurava esta receita, minha mãe fazia quando a gente era criança, e adorei encontrar novamente esta receita. obrigadoooooooooo.

Maristela

Minha querida mamãe, que já foi morar com o Senhor na glória, fazia esse doce maravilhosoooooooooooooo, mas sempre usava uma peça inteira de queijo meia cura provava antes pra verificar se era pouco salgado, ralava e pela consistência sabia se colocava 02 ou mais ovos. Ficava divino, eu e minha irmã comíamos mesmo quente... apesar das recomendações dela "cuidado meninas vcs vão ter um piriri" kkkk Mas quente ou frio é uma delíciaaaaaaaaaa!!!!!

juscelia costa

Obrigada por enviar essa receita. Tinha um tempão que estava procurando... Minha família adora esse doce e eu idem, claro!!!

Sandra Santos

Como sou mineira, não fujo da regra, adoro queijo e, essa receita deve ficar ótima!

Brasileira Frutas e compotas Doces Queijo Queijo meia cura