logomarca cybercook

Doro Wat - Frango Etíope

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (25)

Frango


Bérbere



Preparo

Frango

  1. 1.
    Tire a pele do frango e dê uns talhos para que o molho penetre.
  2. 2.
    Derreta a manteiga em uma panela grande e doure a cebola e o alho por 5 minutos (ou até estar transparente).
  3. 3.
    Junte 1 colher de (sopa) de bérbere e em seguida a massa de tomate.
  4. 4.
    Cozinhe em fogo bem baixo por 15 minutos.
  5. 5.
    Coloque o frango, 1 pedaço de cada vez, e mexa para que fique todo coberto com o molho.
  6. 6.
    Cozinhe em fogo bem baixo por 20 minutos.
  7. 7.
    Misture um pouco do líquido da panela com a pasta de amendoim para dissolver e volte tudo à panela, mexendo, de vez em quando, até estar cozido.
  8. 8.
    Cozinhe os ovos.
  9. 9.
    Arrume em um prato de servir e salpique ovo amassado.
  10. 10.
    Junte caldo de galinha se começar a secar e o frango não estiver cozido junto com 2 colheres (chá) de bérbere uns 5 minutos antes de servir.
  11. 11.
    Também gosto de refogar 1 colher (chá) de gengibre fresco com as cebolas e o alho.

Bérbere

  1. 1.
    Uma mistura de temperos que dão um sabor exótico ao prato: coloque todos os ingredientes do tempero numa frigideira e leve ao fogo baixo, por 2 minutos (cominho, cravos, cardamomo, pimenta em grão, pimenta jamaica, feno-grego e coentro) misturando constantemente.
  2. 2.
    Tire os cabinhos do chilli ou pimenta malagueta, coloque em um moedor de café juntamente com os temperos acima e pulverize ou use um pilãozinho para amassar.
  3. 3.
    Junte os demais ingredientes e misture.
  4. 4.
    Guarde em vidro bem fechado ou plástico.

Dicas CyberCook: 

Se não tiver todos os temperos, pode substituí-los ou omiti-los.

O feno-grego é uma semente amarga com sabor semelhante ao do açúcar queimado. É um tempero mais difícil de encontrar. Face a mistura de sabores, não fará falta, se não o colocar.

Você pode congelar este prato. Basta colocá-lo em uma vasilha com tampa, apropriada ao seu tamanho, esfriar rapidamente e guardar freezer, por até 3 meses, podendo levá-lo à mesa, no dia que quiser ou que estiver sem vontade ou sem imaginação cozinhar!

Se for congelar, não coloque o ovo cozido, deixe para polvilhá-lo na hora de aquecer. Para isto, basta descongelar e esquentar no forno convencional ou de microondas. Não esqueça de polvilhar o ovo ralado, antes de aquecer..

Rendimento: 12 porções

Vídeo recomendado

Comentários (0)

Aves Caldo de galinha Alho Amendoim Canela Cardamomo Coentro Cominho Gengibre Manteiga Ovo Pasta de amendoim Pimenta Pimenta da jamaica Pimenta malagueta Pimenta preta Semente de coentro Páprica doce Açafrão Café da manhã