1

Efó

Efó

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (12)


Preparo

  • 1. Passe no liquidificador o camarão seco,a cebola,o alho,a salsinha,a castanha e o amendoim.Reserve.Retire o leite de coco,espremendo-o depois de ralado.Limpe os maços de espinafre, lave bem,pique em tirinhas.Coloque numa panela com as duas xícaras de água,leve ao fogo e deixe aferventar bem.Junte os temperos moídos,o leite de coco, o azeite de oliva e o de dendê.Misture com paciência durante mais ou menos uma hora.
  • 2. Acompanha o arroz branco.
  • 3. Rendimento: 12 porções
Na Mesa Baiana o Encontro de Nossas Raizes Saborei conosco. Receita dada por d. Lucia Maria,que foi por 20 anos cozinheira da tradicional família Bittencout. para o Jornal de Cozinha da Revista Claudia.

Tempo de preparo:

Comentários (2)

pode fazer o efó com bredo, língua de vaca (sim, na Bahia se usa muito), taioba. Jã fiz com couve mineira na falta dessas, não ficou ruim. Na bahia se usa muito pouca salsa, o coentro é muito usado, muita cebola e quase nada de alho. Convém espremer bem a folha depois de aferventada e antes de cortada, pra pegar mais o gosto dos temperos. Não usava azeite de oliva mas essa mistura com o de dendê é comum na moqueca e dá um sabor muito bom. Pode acompanhar uma farofa de dendê também.

Por que toda receita de efó que está na internet, só diz que o efó é feito de espinafre ou lingua de vaca? Aqui na Bahia o EFÒ verdadeiro é feito da folha Taióba. Para usá-la é preciso conhecer, pois se parece com outra que se chama COCO e é venenosa. Mas nas feiras livres de Salvador se encontra a taioba.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: