Empadão de frango

Empadão de frango

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (13)


Recheio



Preparo

  • 1. Despeje a farinha em uma tigela grande e misture com o sal. Acrescente a margarina, a gema e misture bem até obter uma massa única e homogênea. Para que a massa fique lisa e bem misturada é melhor usar as mãos, pois o calor delas ajuda a margarina a derreter um pouco e se misturar mais fácil e rapidamente à farinha. O aspecto de ¨farofa¨ some completamente. Reserve uma parte da massa para a decoração que deseja.
  • 2. Prepare a base do empadão, sempre trabalhando com as mãos, vá pegando pequenos pedaços da massa e forrando uma assadeira refratária ou de metal de forma uniforme no fundo e nas laterais. Os pedaços se juntam facilmente formando uma massa única. Depois que a assadeira estiver toda forrada, com a ajuda de um garfo fure toda a massa para evitar rachaduras.
  • 3. Ponha no forno pré-aquecido para pré-assar a massa e deixe que ela fique levemente corada e não dourada com aparência de pronta. O tempo para pré-assar é de +/- 10 minutos, mas pode variar de acordo com cada forno. Pré assar a massa, faz com que ela fique toca crocante e evita que o fundo do empadão fique mal assada ou solada depois de pronto.
  • 4. Prepare a tampa do empadão, abrindo um plástico de cozinha em cima de uma mesa, ponha um pedaço de massa e cubra com outro plástico. Com um “rolo de macarrão” abra a massa lentamente até uma espessura de 0,5 cm. Retire devagar o filme plástico superior e corte a tampa para o empadão no formato e tamanho da assadeira que usou. Dessa vez não fure com o garfo. Reserve,
  • 5. Recheie o empadão ao seu gosto, neste caso faremos o tradicional recheio de frango; mas vocês podem e devem variar: camarão, palmito, bacalhau, cebola, carne seca com catupiry, legumes, etc.
  • 6. Vamos cobrir o empadão? Não tenham medo,ok? Levante devagar o plástico com a massa para que este desgrude da mesa. Coloque cuidadosamente por baixo um suporte para evitar que a massa se quebre. A massa fica grudada no plástico e por isso não é muito difícil de trabalhar com ela. Segure o plástico apoiado no suporte e posicione a massa em frente à assadeira. Acerte a posição e vire a tampa em cima do empadão. Retire o plástico devagar, corte algum excesso de massa se tiver e aperte bem nas bordas para fechar o empadão.
  • 7. Dica: Com o auxílio de uma tábua de corte ou até mesmo um pedaço de papelão fica mais fácil virar a tampa do empadão. Se ao virar a tampa, ela não ficar na posição certa, com a ajuda do plástico que ainda está grudado na massa é fácil acertá-la.
  • 8. Pincele a tampa do empadão com uma gema batida, isso além de dar um tom dourado também evita que a massa fique ressacada. Leve ao forno pré aquecido por 30 – 35 minutos 180º C.

Recheio

  • 1. Cozinhe o peito de frango, desfie e reserve. Numa panela coloque o azeite e frite a cebola; junte o alho e deixe dourar um pouco. Acrescente o frango desfiado.
  • 2. Adicione os tomates, as azeitonas e deixe refogando por uns 3 minutos. Acrescente o molho de tomate, mexa bem e deixe por mais uns minutos. Acerte o sal, tempere com a pimenta do reino e acrescente o cheiro verde. Deixe esfriar um pouco antes de colocar no empadão.

Tempo de preparo: 45 minutos
Rendimento: 15 porções

Tags:

Frango Aves Tortas salgadas Brasileira Peito de frango Azeite Salgadinhos Lanches Receitas de torta de frango Alho Azeitona Azeitona verde Receitas salgadas Pimenta do reino

Comentários (0)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: