Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Empadão de frango

sem lactose·sem glúten·

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Empadão de frango, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Empadão de frango que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!

Porções

15

Preparo

0h45

Quer preço e análise nutricional nessa receita?

Receitas com informação nutricional e preço

Empada de Frango

Empada de Frango

Suzete Brittes

Empada de Liquidificador

Empada de Liquidificador

Rosilene F. Nicolau

Empada Aberta

Empada Aberta

Abençoada Jesus

Empadinha

Empadinha

BERENICE BOMFIM DE SOUZA

Ingredientes

Minha lista de compras

Compre os ingredientes no

logo Carrefour

Recheio

Como Fazer

  1. 1.
    Despeje a farinha em uma tigela grande e misture com o sal. Acrescente a margarina, a gema e misture bem até obter uma massa única e homogênea. Para que a massa fique lisa e bem misturada é melhor usar as mãos, pois o calor delas ajuda a margarina a derreter um pouco e se misturar mais fácil e rapidamente à farinha. O aspecto de ¨farofa¨ some completamente. Reserve uma parte da massa para a decoração que deseja.
  2. 2.
    Prepare a base do empadão, sempre trabalhando com as mãos, vá pegando pequenos pedaços da massa e forrando uma assadeira refratária ou de metal de forma uniforme no fundo e nas laterais. Os pedaços se juntam facilmente formando uma massa única. Depois que a assadeira estiver toda forrada, com a ajuda de um garfo fure toda a massa para evitar rachaduras.
  3. 3.
    Ponha no forno pré-aquecido para pré-assar a massa e deixe que ela fique levemente corada e não dourada com aparência de pronta. O tempo para pré-assar é de +/- 10 minutos, mas pode variar de acordo com cada forno. Pré assar a massa, faz com que ela fique toca crocante e evita que o fundo do empadão fique mal assada ou solada depois de pronto.
  4. 4.
    Prepare a tampa do empadão, abrindo um plástico de cozinha em cima de uma mesa, ponha um pedaço de massa e cubra com outro plástico. Com um “rolo de macarrão” abra a massa lentamente até uma espessura de 0,5 cm. Retire devagar o filme plástico superior e corte a tampa para o empadão no formato e tamanho da assadeira que usou. Dessa vez não fure com o garfo. Reserve,
  5. 5.
    Recheie o empadão ao seu gosto, neste caso faremos o tradicional recheio de frango; mas vocês podem e devem variar: camarão, palmito, bacalhau, cebola, carne seca com catupiry, legumes, etc.
  6. 6.
    Vamos cobrir o empadão? Não tenham medo,ok? Levante devagar o plástico com a massa para que este desgrude da mesa. Coloque cuidadosamente por baixo um suporte para evitar que a massa se quebre. A massa fica grudada no plástico e por isso não é muito difícil de trabalhar com ela. Segure o plástico apoiado no suporte e posicione a massa em frente à assadeira. Acerte a posição e vire a tampa em cima do empadão. Retire o plástico devagar, corte algum excesso de massa se tiver e aperte bem nas bordas para fechar o empadão.
  7. 7.
    Dica: Com o auxílio de uma tábua de corte ou até mesmo um pedaço de papelão fica mais fácil virar a tampa do empadão. Se ao virar a tampa, ela não ficar na posição certa, com a ajuda do plástico que ainda está grudado na massa é fácil acertá-la.
  8. 8.
    Pincele a tampa do empadão com uma gema batida, isso além de dar um tom dourado também evita que a massa fique ressacada. Leve ao forno pré aquecido por 30 – 35 minutos 180º C.

Recheio

  1. 1.
    Cozinhe o peito de frango, desfie e reserve. Numa panela coloque o azeite e frite a cebola; junte o alho e deixe dourar um pouco. Acrescente o frango desfiado.
  2. 2.
    Adicione os tomates, as azeitonas e deixe refogando por uns 3 minutos. Acrescente o molho de tomate, mexa bem e deixe por mais uns minutos. Acerte o sal, tempere com a pimenta do reino e acrescente o cheiro verde. Deixe esfriar um pouco antes de colocar no empadão.
Ana Jacqueline Bastos
por   Ana Jacqueline Bastos
Prato para refeições

Gostou dessa receita?

Receba gratuitamente receitas como essa no seu e-mail e aproveite nossas dicas com o melhor do Cybercook.

Nome

O nome completo é utilizado para validação do cadastro em nossa plataforma, bem como para que possamos prestar nossos serviços e cumprir com as obrigações assumidas. Para saber mais veja nossa Política de privacidade

E-mail

O preenchimento de e-mail é necessário para confirmação de cadastrado, bem como para envio de comunicações relativas aos produtos e serviços disponibilizados em nossa plataforma. Para saber mais veja nossa Política de privacidade

Icone envelope de e-mail

Falta pouco!

Dentro de instantes enviaremos um e-mail solicitando a confirmação do seu interesse em nosso conteúdo. Por favor, verifique o seu e-mail.

Empadão de frango