Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Empadão goiano

sem lactose·sem glúten·

Essa receita aqui comprova que não tem como ficar sem leite em casa! Seja vegetal, animal ou em pó, seu leite para deixar suas receitas deliciosas está no Carrefour!

Preparo

0h0

Quer preço e análise nutricional nessa receita?

Receitas com informação nutricional e preço

Empada Aberta

Empada Aberta

Abençoada Jesus

Empadinha

Empadinha

BERENICE BOMFIM DE SOUZA

Empada

Empada

CyberCook

Ingredientes

Minha lista de compras

Compre os ingredientes no

logo Carrefour

Como Fazer

  1. 1.
    Recheio :
  2. 2.
    • 4 ovos cozidos e picados
  3. 3.
    • 250 g de queijo de minas semicurado em cubos
  4. 4.
    • 500 g de guariroba refogada ou palmito
  5. 5.
    • 2 pimentas-bodes ou cheiro
  6. 6.
    • 2 colheres (chá) de açúcar
  7. 7.
    • ½ xícara (chá) de salsinha picada
  8. 8.
    • 1 kg de tomate sem pele e sem semente
  9. 9.
    • 1 colher (sopa) de alho amassado
  10. 10.
    • 2 cebolas grandes
  11. 11.
    • 500 g de lombo de porco em cubos de 2,5 cm
  12. 12.
    • 500 g de lingüiça de porco em rodelas de 2cm
  13. 13.
    • 1 xícara (chá) de cebolinha verde picada
  14. 14.
    • 9 colheres (sopa) de azeite de oliva ou gordura de porco
  15. 15.
    • 1 (2 kg) frango
  16. 16.
    Massa: peneire a farinha numa tigela, faça uma cavidade no centro e reserve. Leve ao fogo uma panela com azeite, o sal e 1 e ½ xícara (chá) de água até amornar levemente (o suficiente para trabalhar a massa com as mãos). Retire do fogo. Coloque os ovos no centro da farinha e, aos poucos, adicione a mistura do azeite. Transfira a massa para uma gamela, ou uma superfície enfarinhada e sove até ficar bem lisa e elástica. Embrulhe a massa em filme plástico e deixe descansar por 1 hora a 1 hora e meia.
  17. 17.
    Recheio: limpe o frango, retire a pele e as aparas. Lave-o, seque com toalha de papel, e corte-o pelas juntas. Aqueça em uma panela 3 colheres (sopa) de azeite, junte o frango e frite, mexendo de vez em quando, por 25 minutos, ou até dourar. Junte metade da cebolinha, o sal e cozinhe, mexendo de vez em quando. Junte a água, aos poucos, e cozinhe por 45 minutos, ou até o frango ficar bem macio. A seguir, desosse o frango, deixando pedaços grandes. Ligue o forno à temperatura média. Em outra panela, aqueça 3 colheres (sopa) de azeite, acrescente a lingüiça e frite, mexendo de vez em quando, por 10 minutos, ou até dourar de maneira uniforme. Retire a lingüiça do forno e reserve. Na mesma panela, doure o lombo, tempere com sal e junte o restante da cebolinha. Aos poucos, adicione a água e deixe 45 minutos, ou até a carne ficar macia. Reserve. Leve ao fogo 2 colheres (sopa) de azeite, a cebola e o alho e refogue. Junte os tomates e refogue por mais 5 minutos. Adicione a salsinha, o açúcar, a pimenta-bode, o sal e 1 xícara (chá) de água e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 10 minutos, ou até obter um molho encorpado. Retire do fogo e deixe esfriar. Com o azeite restante, unte 18 fôrmas pequenas de barro ou de alumínio, de 10 a 15 cm de diâmetro, próprias para empadões.
  18. 18.
    Montagem: abra a massa em uma superfície enfarinhada e use ¾ dela para forrar os fundos e laterais das fôrmas, deixando sobrar nas laterais das fôrmas. Forre o fundo das fôrmas com fatias de pão, distribua o frango, a lingüiça, a carne de porco, a guariroba, o queijo, os ovos e regue com o molho de tomate. Com a massa restante, cubra as fôrmas e com as massas laterais, enrole e dê acabamento ao empadão. Pincele a superfície da massa com a mistura de gemas e leite batidos rapidamente e leve ao forno médio, por 45 minutos, ou até dourar e a massa ficar crocante
josé neves
por   josé neves
Prato para refeições

Gostou dessa receita?

Receba gratuitamente receitas como essa no seu e-mail e aproveite nossas dicas com o melhor do Cybercook.

Nome

O nome completo é utilizado para validação do cadastro em nossa plataforma, bem como para que possamos prestar nossos serviços e cumprir com as obrigações assumidas. Para saber mais veja nossa Política de privacidade

E-mail

O preenchimento de e-mail é necessário para confirmação de cadastrado, bem como para envio de comunicações relativas aos produtos e serviços disponibilizados em nossa plataforma. Para saber mais veja nossa Política de privacidade

Icone envelope de e-mail

Falta pouco!

Dentro de instantes enviaremos um e-mail solicitando a confirmação do seu interesse em nosso conteúdo. Por favor, verifique o seu e-mail.

Empadão goiano