1

Empadão Real (Bahia 1834)

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (3)



Preparo

  • Passe a farinha do reino na arupemba(peneira de palha)para uma bacia(use uma tigela)agregue sal quanto for do gosto então as gemas batidas no garfo a banha aos poucuchinhos para que se vire uma bola que não vá lhe grudar às mãos limpe as beiradas e cubra-lhe com um pano limpo e de leve molhado ficar descansando por dois quartos de hora longe da soalheira(trinta minutos longe do calor)Pegando na massa barrufe-lhe( sacudir) farinha e abra na tampa da mesa só um pouco, ajeite na chapa de assar redonda ou não(assadeira ou forma)agregue o guisado já descarnado(desfiado)apurado nos condimentos e no tempero verde arrume nos fundos e nos lados tudo por igual arrume por riba uma rodela a guisa de tampa lambuzando com uma gema de ovo de pata bem batida no garfo.Coloque numa trempe e vai para o forno que vai estar quente até a tampa secar ficando dourada e brilhante.Leve para a mesa ainda quente usando de guarnição repôlho escaldado num bom caldo com fôlhas de taioba escorridas. Este é um repasto domingueiro ou de agrado às visitas para um ajantarado.
Cidade de São Salvador ano de 1834 Copiada por D. Cotinha Receita de D Emengarda (Conhecida por D. Filinha mulher de seu Antenor) / o resto é desconhecido.

Tempo de preparo:

Comentários (1)

Achamos um antigo e amarelado livro de receitas nos "guardados" da minha avó.Minha mãe e eu corremos para a cozinha antiga da minha avó e fizemos juntas este pastelão que é de comer rezando!!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: