1
logomarca cybercook

Empanada de Sardinha

0
Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (24)



Como Fazer

  1. 1.
    Massa
  2. 2.
    Num recipiente colocar a farinha e abrir um buraco ao meio onde se verte o vinho e o azeite (por esta ordem). Juntar um pouco de sal a gosto e trabalhar os ingredientes até conseguir uma massa homogénea. O ponto ideal será quando a massa deixa de pegar às paredes do recipiente. Se necessário colocar mais um pouco de farinha até obter o ponto adequado, mas cuidado para não colocar farinha em demasia ou corre o risco de não conseguir trabalhá-la.
  3. 3.
    Recheio
  4. 4.
    Coloque o azeite num tacho juntamente com as cebolas picadas e o alho francês cortado em rodelas finas e deixe refogar um pouco. De seguida adicione os tomates (sem pele ou com, conforme o gosto) cortados em cubinhos e a polpa de tomate. Acrescente o alho picado, os pimentos cortados em tiras, as azeitonas em bocadinhos e deixe cozinhar em lume médio acrescentando um pouco de vinho branco e repita sempre que necessário para não deixar secar o preparado em demasia.
  5. 5.
    Quando achar que os pimentos estão praticamente cozidos deite com cuidado sobre o molho de tomate os filetes de sardinha cortados ao meio aos quais retirou o rabo e espinhas maiores. Tempere com sal e pimenta e deixe cozer sem mexer muito para não desfazer os filetes. Deixe cozinhar em lume brando cerca de 5 minutos, com a ajuda da colher de pau e no próprio tacho corte os filetes em bocados grandes e reserve.
  6. 6.
    Unte uma forma tipo tarteira (com fundo amovível para ser mais fácil de desenformar, mas pode usar outra normal) e forre-a com metade da massa, que entretanto estendeu em cima do balcão da cozinha polvilhado com farinha, em forma de círculo (a medida ideal deve ser sempre um pouco maior que o diâmetro da forma que utilizar). Fure o fundo da massa com o garfo.
  7. 7.
    Em seguida coloque o preparado de sardinha por cima da massa e feche a empanada com a outra metade da massa também estendida em círculo. Com as pontas dos dedos feche bem os rebordos da empanada para que não exista o risco do recheio sair. Pique a empanada com um garfo, bata ligeiramente a gema do ovo e pincele todo o topo. Leve ao forno a 150ºC durante cerca de 30 a 40 minutos.
  8. 8.
    Sirva fria.
Da Joaninha
Já Fiz

Vídeo recomendado

Mousse de Chocolate Arcor 70%

Você pode gostar...

Empanadas Federales

Empanadas Federales

Por Silvana Silveira

Cebola Empanada (Australiana)

Cebola Empanada (Australiana)

Por Rafaela Nascimento

Cataplana de sardinhas

Cataplana de sardinhas

Por Carlos Santos

Empanadas da argentina

Empanadas da argentina

Por Maria Luisa

Comentários (0)

Peixes e frutos do mar Azeite Alho Argentina Azeitona Empanados Peixe Polpa de tomate Pratos principais Receitas salgadas Receitas de peixes Sardinha Receitas com sardinha e atum

Empanada de Sardinha