1

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

logomarca cybercook

Escolher Hortaliças de semente, bulbo, raíz e tubérculo

Já Fiz

Ingredientes (22)

Como Fazer

  1. 1.
    Alho
  2. 2.
    As cabeças de alho devem estar inteiras, com a casca bem branca e seca e os dentes bem firmes. Existem nos mercados diversos tipos, mais graúdos, roxos etc. Geralmente os já embalados são bem selecionados para o consumo.Não compre cabeças que contenham dentes escuros, ou que estejam sem a casca.
  3. 3.
    Alho Poró
  4. 4.
    Apresenta folhas bem verdes e firmes. A parte do talo deve ser branca e recoberta com uma película bem fina e brilhante. Ao comprar veja se o talo está rígido e suas folhas bem frescas.
  5. 5.
    Erva-Doce
  6. 6.
    Escolha as que apresentam o bulbo, claro, grosso, carnudo e bem formado. Se o miolo estiver saliente, significa que já não está boa para consumo. Prefira comprar com as folhas, pois garantem maior durabilidade. Estar com as folhas significa ser bem fresco! As folhas podem ser usadas para molhos e sopas. Contêm vitamina C e uma substância chamada cistina, que lhes dá o cheiro forte e faz com que sejam usadas como tempero.
  7. 7.
    3 - Hortaliças de Raiz
  8. 8.
    Beterraba
  9. 9.
    Procure escolher as que estão com as folhas brilhantes, viçosas e de cor verde escura, ótima para refogar. A beterraba é uma raiz e não deve ser muito grande e sua casca deve ser lisa, sem mancha e de cor vermelha bem escura. Ela deve estar firme, pois se estiver mole, estará muito madura e velha.
  10. 10.
    Broto de Feijão
  11. 11.
    Escolha sempre os rebentos bem brancos, limpos e sem folhas. Ao comprar, os brotos devem estar vistosos e com sua cor uniforme.
  12. 12.
    Cenoura
  13. 13.
    As melhores são as que ainda mantêm as folhas. Isso significa que são bem frescas. A cenoura de boa qualidade deve ter a casca lisa e limpa e corpo firme. Sua cor é laranja forte uniforme. Quando apresenta algumas partes verdes, mostra que esteve fora da terra, exposta ao sol, assim, elas não são boas para consumo, possuem gosto desagradável. Na hora de escolher, prefira as de tamanho médio, são mais saborosas.
  14. 14.
    Gengibre
  15. 15.
    Devem estar limpos, intactos, firmes e sem pontos pretos e gelatinosos. Não devem ter manchas, excrescências, mofos ou marcas de apodrecimento. São raízes disformes de cor amarelada, devem ser firmes. O gengibre é uma raiz aromática, muito usada em condimentos.
  16. 16.
    Nabo
  17. 17.
    Para saber se um nabo é fresco, você deve verificar se suas folhas estão bem verdes e firmes, sem manchas amareladas ou escuras, se sua raiz está bem reta e branca e sua pele, lisa. O mais comum é o nabo branco, mas existem outras variedades, arroxeadas, redondas e também mais ovais. Se as folhas já caíram é sinal de que não é fresco. Quando está passado, ele fica duro, leve em relação a seu tamanho, fibroso e oco. Todos os tipos são saborosos.
  18. 18.
    Rabanete
  19. 19.
    Devem ser bem redondos, lisos, firmes, de coloração vermelho-escura, sem manchas nem picadas de insetos.Suas folhas verde-escuras e viçosas. Os rabanetes de tamanho menores são sempre os mais saborosos.Se estiverem sem as folhas não podem estar murchos.
  20. 20.
    4 - Hortaliças de Tubérculos
  21. 21.
    Batata
  22. 22.
    Existem no mercado diversas qualidades de batata. Escolha as de casca fina, lisa, sem picadas de insetos, rachaduras e manchas, que indiquem apodrecimento de sua polpa. Não compre as que apresentem muitos pontos pretos nem estejam com broto. As batatas nunca devem estar esverdeadas.
  23. 23.
    Batata-Doce
  24. 24.
    Observe se está firme quando é pressionada.
  25. 25.
    A casca deve estar lisa, sem picadas de insetos, rachaduras ou manchas que indiquem apodrecimento em sua polpa.
  26. 26.
    Cará
  27. 27.
    A casca não deve apresentar rachaduras e, antes de ser preparado, precisa ser bem limpo.
  28. 28.
    O cará de tamanho médio é mais macio e saboroso.
  29. 29.
    Inhame
  30. 30.
    O inhame deve estar firme, e resistir à pressão dos dedos; evite os muito duros ou que tenham raízes muito longas e abundantes.
  31. 31.
    Mandioca
  32. 32.
    O interior da mandioca deve ser de cor uniforme, branco ou amarelado e não apresentar manchas escuras. Para observar o miolo, ao comprar corte um pedaço. Dependendo de sua variedade, a casca deve soltar-se com facilidade e a polpa um pouco úmida. Com estas características são excelentes para consumo.
  33. 33.
    Mandioquinha
  34. 34.
    Dê preferência as de casca amarela e superfície fina e com um formato mais reto, sem muitas reentrâncias. Devem ser firmes e não apresentar manchas escuras nem partes moles. Ótimas para sopas. São pobres em proteínas e gorduras. São alimentos energéticos!

Comentários (0)

Massas Cebola roxa Ervilha Lentilha Feijão verde

Escolher Hortaliças de semente, bulbo, raíz e tubérculo