logomarca cybercook

Escondidinho de Carne Seca com Mandioquinha

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Esta receita de escondidinho de carne seca é feita com mandioquinha, mas nada impede de preparar com mandioca ou até com batata. O resultado sempre será ótimo.

Ingredientes (12)



Preparo

  1. 1.
    Tire o sal da carne seca deixando de molho e trocando a água 3 ou 4 vezes a cada 2 horas.
  2. 2.
    Pique a carne seca em cubos pequenos.
  3. 3.
    Numa panela de pressão refogue 1 dente de alho e 1/4 da cebola picada, coloque a carne seca, tempere com um pouco de pimenta do reino moida.
  4. 4.
    Quando a carne estiver bem refogada, coloque com água, o suficiente para cobrir, tampe a panela de pressão, quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe por 30 minutos.
  5. 5.
    Enquanto isso, descasque a mandioquinha e cozinhe na água com pouco sal (1 colher de chá) até que ela esteja bem molinha no ponto para fazer um purê.
  6. 6.
    Escorra a mandioquinha, misture a manteiga e o leite fervendo amasse com um garfo e coloque o ovo mexendo bem rápido e reserve.
  7. 7.
    Quando der o tempo da panela de pressão, destampe, desfie a carne (pode ser no processador, mas bem rapidinho, só para a carne desfiar), refogue o restante da cebola e do alho, coloque a carne desfiada, coloque 2 colheres de sopa do caldo que formou na panela, misture bem, adicione a salsinha e desligue o fogo.
  8. 8.
    Numa travessa, coloque no fundo 30% do purê e espalhe, coloque a carne e espalhe (se achar que a carne ficou seca demais, regue com um pouco mais do caldo que ficou na panela, coloque o restante do purê e espalhe cobrindo toda a travessa, salpique o parmesão ralado e leve ao forno alto e pré aquecido para gratinar por 20 minutos ou até ver que o queijo derreteu.

Dicas

  1. 1.
    Se não tiver tempo de deixar a carne seca de molho, afervente 4 vezes.
  2. 2.
    Para aferventar, ponha água na panela o suficiente para cobrir a carne seca, quando ferver, conte 2 minutos, escorra e coloque outra água.
  3. 3.
    Este processo elimina também boa parte da gordura da carne.

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 8 porções

Vídeo recomendado

Você pode gostar...

Escondidinho de Batata e Atum

Escondidinho de Batata e Atum

Por Ana Jacqueline Bastos

Escondidinho de Frango

Escondidinho de Frango

Por Mariana Piacentini

⁠⁠⁠⁠

Comentários (8)

eliane cecconi

Maravilhoso!

Erica Conceição

EU fiz com pure de batata baroa e depois de colocar a Camada de pure e de carne coloquei requeijao cremoso e POR cima mais uma Camada de pure e o queijo parmesao. Ficou muito bom!

Erika FURTADO

Ficou uma delicia!!

Carlos Alberto Krohn

esse escondidinho pode ser feito em porções indivi- duais, tipo marmitex ou quentinha? E seria uma quantidade suficiente para uma pessoa???? A embalagem s´seria fechada após gratinar a superfície.

Oi Carlos! Pode sim, porém ele deve ser gratinado em um recipiente à parte e depois colocado nas embalagens. Abraços, Equipe CyberCook

Equipe CyberCook

Spoletta Portal Gourmet

Humm, essa receita vai ficar incrível com o Queijo Parmesão !

Silvana Farbiasz

Fiz para surpreender meu marido que adora mandioquinha, aqui no Rio de Janeiro, também conhecida como batata baroa... Ta no forno... vamos ver se vai ser aprovado! Depois te conto...

CLARINDA CARAMBATOS

BOM

Odiran Trajano da Rocha

Vamos fazer a receita para 200 pessoas.

Oi Odiran, Conta pra gente como foi o resultado da sua aventura do Escondidinho para 200 pessoas! Mande uma foto também aqui na receita pra gente ver como ficou. Abraço!

Luiz Lapetina
em 06/06/2013
Carne Brasileira Receitas de escondidinho Comida de boteco Alho Carne seca Gratinados Mandioquinha Nordeste Pratos principais Queijo ralado Receitas salgadas Salsinha Pimenta do reino Parmesão ralado Panela de pressão Parmesão