logomarca cybercook

Escondidinho de Charque à la Pernambucana

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (3)



Preparo

  1. Depois de descascada a macaxeira (mandioca), corte-as em pedaços médios para facilitar o seu cozimento, coloque em uma panela alta e cubrqa com bastante água. Deixe cozinhar por aproximadamente 2 horas para que fique bem solta e mole. Teste com um garfo, assim que a macaxeira (mandioca)estiver se partindo com facilidade pode desligar o fogo. Prepare o charque enquanto a macaxeira (mandioca) esfria um pouco, deste modo: antes de colocar a macaxeira no fogo, corte o charque em pedaços pequenos e coloque-os em uma caçarola pequena com água para que o seu sal saia bastante, troque a água por 3 vezes. Assim que a macaxeira (mandioca) estiver pronta, deixe o charque aferventar um pouco na água, escorra a água e frite sem óleo ou azeite. Deixe toda a água da carne sair o calor do fogão e ir esquentando-a até fritar, se preferir adicione um pouco de azeite ou óleo para fritar melhor. Acrescente a cebola cortada em rodelas finas, até a cebola amolecer e murchar, assim ela dará um gosto adocicado ao prato. Com a carne pronta, pegue pedaços pequenos - sempre em pequena quantidade por vez - com um pouco da água da macaxeira (mandioca) que sobrou na panela e bata no liqüidificador ou no processador, até formar uma massa homogênea. Isso acontecerá rapidamente já que a macaxeira (mandioca) está bem cozida. E assim vá preenchendo um refratário sempre com 2 camadas: macaxeira (mandioca) batida, por cima, o charque com cebola, até chegar ao final do refratário onde deve prevalecer a macaxeira dando nome ao prato de escondidinho de charque, já que não se vê a carne só a macaxeira (mandioca). Como sugestão: levar o refratário preenchido ao forno com queijo ralado salpicado em cima da macaxeira (mandioca) até gratinar.

Rendimento: 6 porções

Vídeo recomendado

Você pode gostar...

Escondidinho de Camarão

Escondidinho de Camarão

Por Evelyn Steinberg

Escondidinho de Frango

Escondidinho de Frango

Por Mariana Piacentini

Escondidinho de Batata e Atum

Escondidinho de Batata e Atum

Por Ana Jacqueline Bastos

⁠⁠⁠⁠

Comentários (5)

ELIZANGELA SOUZA silva

PODE PASSAR A MACAXEIRA NA PENEIRA GROSSA FICA MAIS FÁCIL E MAIS RÁPIDO TAMBÉM E PODE COLOCAR UM POUCO DE MOLHO DE TOMATE NA CHARQUE PRA DAR MAIS VIDA AO PRATO MUSSARELA POR CIMA E ORÉGANO. FICA ÓTIMA! BEIJOS A TODAS!

Ingrid

Eu sempre fiz escondidinho batendo a macaxeira com requeijão e creme de leite antes de pôr na forma com a charque... Essa receita sem dúvida alguma é mais simples, mas é preciso saber se é gostosa também.

Fábio Marcelo Fernandes

Excelente. O charque dá um sabor especial.

Maria Amélia Vieira da Cunha Serafim

Esta receita está perfeita!

Beatriz Vieira

Muito sem graça.

Carne Brasileira Receitas de escondidinho Azeite Carne seca Gratinados Mandioca Pratos principais Receitas salgadas Charque