logomarca cybercook

Farofa Natalina do Roque

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

  1. Ingredientes
    - 3 xícaras (chá) de farinha de milho
    - 1 xícara (chá) de farinha de mandioca
    - óleo de milho ou girassol para refogar
    - 100 g de bacon bassi defumado em fatias
    - 1 cebola grande bem picada
    - 1/2 xícara (chá) de palmito bem picado
    - 1 xícara (chá) de ervilhas e milho, congelados
    - 1 xícara (chá) de cheiro verde, picado com a faca
    - tempero industrializado a gosto
    - 2 colheres (sopa) de molho de tomate
    - caldo de lingüiça o necessário
    - vinho o necessário

    Modo de Preparo
    Misture o caldo de lingüiça com o vinho, em partes iguais, e reserve. Frite o bacon em um pouco de óleo. Depois, retire-o e reserve. No mesmo óleo, refogue a cebola. Adicione as farinhas, ligeiramente misturadas, e refogue por alguns minutos. Junte os líquidos e cozinhe até soltar do fundo, mexendo constantemente, para não grudar e queimar. Acrescente os demais ingredientes e mexa bem. Prove, e se necessário, acerte o sal, acrescentando mais tempero pronto.

    Observações
    - Esta é a receita básica, para recheios. Se for usada como guarnição, pode ser acrescentado a gosto: palmito, passas e outras frutas secas, previamente demolhadas em vinho para culinária, e tomate bem picado
    - Esta farofa é úmida e pode ser usada para rechear peixes e aves, podendo ainda, ser usada como guarnição de churrascos e assados em geral.
    - Se preferir, ao invés de misturar o caldo de lingüiça com vinho, utilize a receita de Caldo de Lingüiça e Vinho do Roque, também presente no site..

Vídeo recomendado

Comentários (0)