Feijoada Completa (rendimento de 10 a 12 pessoas)

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (14)



Preparo

  1. 1.
    O sucesso para uma boa, deliciosa e leve feijoada está no prazer e atenção no preparo deste prato, portanto o segredo está na qualidade dos ingredientes até o cuidado no preparo.
  2. 2.
    1º) Limpar bem as carnes salgadas. Retirar o excesso de gorduras, nervos, e pêlos. Colocar as carnes de molho em água por 24 horas, trocando-a de três a quatro vezes durante o período.
  3. 3.
    2º) Ferver as carnes salgadas em peças inteiras, durante 20 minutos. Após escorrer e lavar as carnes em agua corrente (descartar a água da fervura).
  4. 4.
    3º) Colocar as carnes inteiras para cozinhar de forma definitiva em uma panela (não panela de pressão), já com o feijão, as folhas de louro e as laranjas cortadas em metades, na seguinte ordem: carne seca, pé e orelha. Meia hora depois, o rabo e a costela, e após meia hora, juntar o lombo, a linguiça, o paio e o bacon. Durante o cozimento, retirar a gordura que for subindo à superfície com auxílio de uma escumadeira.
  5. 5.
    4º) Em uma frigideira, dourar a cebola e o alho em óleo. Juntar à panela do cozimento junto das últimas adicionadas, retirando antes as metades das laranjas, que já ajudaram a cortar a gordura das carnes. Após duas horas de fogo, testar o cozimento das carnes com o garfo, uma vez que nem todas chegam ao grau de maciez ao mesmo tempo. Retirar e reservar aquelas que já estiverem no ponto.
  6. 6.
    5º) Quando todas as carnes estiverem prontas, cortá-las em pedaços pequenos. Em seguida, retornar as carnes para a panela e cozinhar junto do feijão por outros 15 minutos em fogo brando.

Vídeo recomendado

Comentários (3)

Frederico Trindade

Foi muito boa a receita.

Antonio Carlos dos Santos

Perfeito, toda a forma de preparo bem como todo "mise en place" desta feijoada está 100% correto. Inclusive esta é a forma que eu aprendi em um curso de culinária no restaurante "do Bolinha" em SP há algum tempo atrás. Eu preparo também dessa forma, pois assim todos os ingredientes ficam com os sabores originais e não uma "mistureba" de carnes todas pretas e da mesma cor, e o pior, com o mesmo gosto..Parabéns.

Francyelle Moreira

amei essaaa receita eh mto deliciosa,e apetitosa

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou:

Receitas de feijao Carne Carne de porco Alho Bacon Carne seca Costela de porco Laranja Lombo de porco Louro Paio Pratos principais Receitas salgadas Orelha de porco Pé de porco Rabo de porco Feijão preto Linguiça defumada Linguiça portuguesa Panela de pressão Costelinha salgada