Feijoada

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (18)



Preparo

  1. 1.
    No dia anterior, coloque as carnes salgadas de molho na água limpa e filtrada, que deverá ser trocada ao menos quatro vezes antes de iniciar o preparo. Na noite anterior, escolha o feijão, lave em água corrente e coloque de molho (não precisa trocar a água).
  2. 2.
    - Coloque as carnes na panela com água suficiente para cobrir. Quando começar a ferver, espere uns 10 minutos e escorra a água que estará com uma espuma branca, resultante da gordura que sai da carne.
  3. 3.
    - Volte as carnes para a panela com água uns 4 dedos acima e acrescente o feijão e algumas folhas de louro. Quando começar a ferver, abaixe o fogo.
  4. 4.
    - Vá observando se as carnes estão cozidas. Se precisar, retire-as com o auxílio de uma espumadeira e deixe o feijão cozinhando sozinho, até que fique macio. Descasque uma laranja, corte em rodelas, coloque na panela e, se você retirou as carnes, recoloque-as.
  5. 5.
    - Em uma frigideira, coloque pedacinhos de toicinho, alho e cebola para fritar em um pouco de óleo de milho. Tempere com pimenta do reino, jogue um pouco do caldo do feijão, para limpar a frigideira e derrame tudo no caldeirão da feijoada. Mexa bem e deixe ferver por mais uns 5 minutos. Desligue o fogo. Volte a aquecer somente na hora de servir. Se precisar, pode colocar um pouco mais de água, pois pode ser que o caldo do feijão esteja muito grosso.
  6. 6.
    - Para o molho, esprema o suco de um limão, acrescente uma cebola bem picadinha, 1 colher de sobremesa de molho de pimenta vermelha, duas conchas de caldo de feijão, bata tudo no "mixer" ou no liquidificador. Se gostar, adicione mais pimenta.
  7. 7.
    - Pique a couve bem fina e afervente-a rapidamente ou cozinhe-a no vapor. Coloque bastante alho e cebola picada para fritar em azeite. Quando estiver bem refogado, coloque a couve, tempere com sal e deixe fritar. Se precisar, regue com um pouco mais de azeite. Você pode, no momento do refogado, acrescentar toicinho ou lingüiça calabresa.
  8. 8.
    - Ponha a manteiga na frigideira (umas 4 colheres de sopa) com um fio de azeite (para que não queime). Quando estiver quente, coloque toicinho picado, cebola, alho e sal. Quando tudo estiver bem refogado, coloque farinha de mandioca flocada, sempre mexendo, até obter o ponto desejado para a farofa.
  9. 9.
    Sirva as laranjas já descascadas, sem cortar, junto com a feijoada. Sirva com arroz branco.
  10. 10.
    - De sobremesa, frutas em calda são uma boa pedida, mas, só as laranjas já são mais que suficiente. Convide os amigos, ponha a música adequada e caia na tentação.

Vídeo recomendado

Comentários (0)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou:

Arroz Receitas de feijao Carne Azeite Carne de porco Alho Carne seca Laranja Paio Pimenta vermelha Pratos principais Receitas salgadas Toucinho Farinha de mandioca Molho de pimenta Orelha de porco Feijão preto Laranja pêra Linguiça calabresa Receitas com Suco de Fruta Costelinha salgada Lombo salgado