Fermento Caseiro

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (4)


Preparo

  1. Misture bem metade de todos os ingredientes. Deixe descansar por 4 dias em uma vasilha tampada. Depois, mexa bem e jogue fora metade da mistura (ou dê de presente para alguém que quer também a muda do fermento). Na parte que ficou, acrescente a metade restante dos ingredientes e misture muito bem. Deixe descansar por mais 2 dias e está pronto para uso. Cada receita de cerca de 1 Kg de farinha de trigo, leva aproximadamente 1 copo da mistura.

Rendimento: 1 porção

Vídeo recomendado

Comentários (38)

Nat?lia Paula Lemos chaves

Fiquei em duvida de como usar, poderia tbm me passar um receita de pão pra fazer com esse fermento... Se puder me ajudar ficarei muito grata.

Aldo Santos

Teria uma receita de menor quantidade (para evitar jogar fora) Ou uma receita de fermento que possa ser alimentado e mantido sempre?

Olá Aldo! Você pode fazer meia receita, para isso utilize somente metade de todos os ingredientes. Atenciosamente, Equipe Cybercook

Equipe CyberCook

MARIA PIEDADE SALOMÃO

GOSTARIA DE SABER SE EU NÃO UTILIZAR TODO O FERMENTO, POSSO GUARDÁ-LO POR QUANTO TEMPO. E QUAL A MELHOR MANEIRA DE ARMAZENAR. OBRIGADA

Giselda Rodrigues Moreno Alves Rodrigues Moreno Alves

como armazenar este fermento depois de pronto.

Giselda, boa tarde! Ele deve ser guardado em um recipiente bem fechado, com tampa, e deve ser identificado com uma etiqueta para controle, contendo nome do alimento e data em que foi feito. Abraços, Equipe CyberCook

Equipe CyberCook

silvana

fiz por duas vezes nenhuma deu certo, ele precisa crescer dentro do vidro.

Gabriel Naves

Este fermento pode ser feito com farinha integral?

Gabriel, boa tarde! Ele precisa ser feito com a farinha branca, para que dê mais liga. Abraços, Equipe CyberCook

Equipe CyberCook

tania

com está receita eu posso fazer pão de cristo?

Oi Tânia, Isso mesmo. Abraços Equipe CyberCook

Equipe CyberCook

Vitor

como que renova o fermento para nao ter que fazer tudo de novo ?

Vitor, boa tarde! Se estiver dentro dos 4 dias recomendados pela receita, é só misturar o restante dos ingredientes, senão, será preciso jogá-lo fora, pois não tem mais efeito. Abraços, Equipe CyberCook

Equipe CyberCook

clesa

gostei e espero receber mais receitas..obrigada

Clesa, boa tarde! Para receber receitas e dicas culinárias, basta se cadastrar em nosso site, clicando no link "cadastre-se", localizado ao topo da página inicial, no canto direito. Aguardamos você para fazer parte do nosso CookClub! Abraços, Equipe CyberCook

Equipe CyberCook

Aline Rossi Bertin

Oi pessoal, quero saber se tem com renovar esse fermento semanalmente; porque minha mãe fazia pão com fermento caseiro e renovava ele toda semana. Bjos!

roberta vieira

adorei essa receita muito boa !!!! já e a segunda vez que faço . o pão fica muito fofinho só estou recebendo elogios !!! façam ñ vão se arrepender vale muito apena!!!

ilibia daniela de oliveira

O fermento que sobra depois de pronto como fazer para armazenar?

Bom dia Ilibia, O fermento caseiro ou natural precisa ser "alimentado" diariamente com (aproximadamente) 100g de farinha 50ml de água (aproximadamente). Abraços, Equipe Cyber Cook.

Equipe CyberCook

Debora Rodrigues dos Santos

eu gostaria de saber se a farinha de trigo e com fermento ou sem fermento? Gostei da receita e estou aguardando a resposta pra fazer.

Prezada Débora Bom dia! Use a farinha de trigo sem fermento. Abraços Equipe Cyber Cook

Equipe CyberCook

M. Dirce P. C

Jose é óbvio que se o recipiente estiver fechado, o gás carbônico obtido dessa mistura explodirá, pois estas moléculas se expandem. Isto vc estuda no 7 ano fundamental em Ciências. Mas o pão fica uma delícia. Profa. Dirce Cavalheiro

Roberta

Fiz exatamente como a receita mandou porém deixei na geladeira. Será que foi isso que não fermentou. A massa não cresceu, joguei tudo fora. Queria muito fazer esse pão com fermento natural.

Prezada Roberta Bom dia! O ambiente ideal para o fermento fermenta precisa ser quente. Por este motivo que seu fermento não deu certo. Você pode fazer e colocá-lo dentro do armário. Abraços Equipe Cyber Cook

Equipe CyberCook

Jose

Eu fiz este fermento caseiro e deixei ele 5 dias para fermentar ele virou foi uma bomba e a garrafa expodiu

Fernanda GIATTI

O pão não cresceu ficou duro tive que jogar fora o que eu fiz de errado? Fernnda Giatti 27/02/2012

Prezada Fernanda Boa tarde! Provavelmente o pão não cresceu o tempo suficiente. Abraços Equipe Cyber Cook

Equipe CyberCook

renata damacena da silva

fiz o fermento acrecentei na massa que faço sempre porem a massa não creceu. vou tentar novamente

micristal santos

Esse fermento eh somente para pao???? Se for para outras receitas.. como bolo ... sufle.. tortas.. etc... a quantidade que eu usaria para uma colher de cha com fermento normal... quanto eu usaria para este fermento??

joao

Para repor este fermento quando se usa 200 ou 400ml qual a proporção ou tem que fazer outro?

Olá Joao; Para 200 ml, divida os outros ingredientes em 4, e para 400 ml, divida os outros ingredientes em 2. Um abraço, Equipe CyberCook.

Equipe CyberCook

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou:

Brasileira Aperitivos e antepastos Comida caseira Entradas Receitas caseiras Receitas salgadas