logomarca cybercook

Focaccia de Azeitona e Ervas Frescas

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (11)


Recheio



Preparo

  1. 1.
    Em uma tigela grande, misture a farinha, o orégano (ou tomilho), o fermento, o sal e o açúcar. Mexa para incorporar os ingredientes.
  2. 2.
    Regue-os com a água e o azeite e misture com uma colher de pau até que uma massa comece a se formar.
  3. 3.
    Transfira para uma superfície levemente enfarinhada e sove até conseguir uma massa homogênea e não esteja mais tão grudenta, cerca de 10 minutos – resista ao desejo de adicionar mais farinha e por isso pode sová-la na batedeira usando o batedor em formato de gancho.
  4. 4.
    Faça uma bola com a massa e coloque em uma tigela grande, levemente untada com óleo ou azeite. Cubra com filme plástico e deixe crescer em um lugar quentinho, livre de correntes de ar, por 45 minutos ou até que dobre de volume.
  5. 5.
    Unte com óleo uma assadeira grande, de beiradas baixas.
  6. 6.
    Transfira a massa para a assadeira e pressione levemente para retirar o excesso de ar. Dê à massa um formato ovalado, fazendo que com que tenha aproximadamente 2cm de espessura e 25cm de comprimento.
  7. 7.
    Pincele levemente com azeite e cubra com filme plástico colocando-o diretamente sobre a superfície da massa. Deixe crescer novamente em um lugar quentinho, livre de correntes de ar, por cerca de 20 minutos ou até estufe levemente e quase dobre de volume.
  8. 8.
    Preaqueça o forno a 220°C.
  9. 9.
    Retire o plástico da focaccia. Polvilhe com farinha as pontas dos seus três dedos centrais de uma das mãos e faça furinhos em toda a extensão da massa (sem deixar que atravessem o fundo).
  10. 10.
    Pressione os pedacinhos de azeitona nos furinhos. Regue a massa com 1 colher (sopa) de azeite de oliva e salpique com o orégano (ou tomilho) e o sal grosso.
  11. 11.
    Asse até que o topo da foccacia doure bem, 25-30 minutos.
  12. 12.
    Retire do forno e, com o auxílio de uma espátula grande de metal, transfira para uma gradinha. Regue com a 1/2 colher (sopa) de azeite restante. Sirva morna.

Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 10 porções

Vídeo recomendado

Você pode gostar...

Pão de azeitonas

Pão de azeitonas

Por Sandra Lavelli Valentini

Focaccia de Linguiça

Focaccia de Linguiça

Por Zoni Express

Focaccia especial

Focaccia especial

Por ly Rodrigues Da Silva

⁠⁠⁠⁠

Comentários (3)

Josy Nogueira

Morei na Itália e a receita não deixa nada a dever para a focaccia de Puglia(Sul da Itália), fiquei até emocionada quando provei e senti o mesmo sabor!!!!

regina oliveira

gosto muito das receitas parabéns a parece ótima vou fazer

Beatriz

hj, parece que é uma delícia essa focaccia.... vou dar uma encrementada com queijo mussarela e linguiça calabresa em cubinhos.... vamos ver no que vai dar... mais tarde volto pra dizer se ficou bom!

Pizzas Paes Azeite Italiana Azeite de oliva Azeitona Azeitona preta Cozinha internacional Ervas frescas Orégano Tomilho Azeitona sem caroço Receitas de pão