1

Frango caipira com Angu de arroz

Frango caipira com Angu de arroz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (11)



Preparo

  • 1. Corte o frango em pedaços, salgue, amasse o alho, pique as verduras, misture com o vinagre, o colorau e o tempero. Junte numa panela e deixe descansar por duas horas. Ponha água que cubra o frango e leve ao fogo até ficar macio. Se for em panela de pressão, +ou- 25 minutos. Escorra o caldo e deixe esfriar. Com uma concha retire a gordura do caldo e devolva para a panela, para refogar antes de servir.
  • 2. Para fazer o angu, coloque o flocão de arroz no caldo, leve ao fogo e cozinhe, sem parar de mexer, até chegar ao ponto que desgruda da panela. Para os sulistas é o ponto de polenta. Dependendo da quantidade da massa pode ficar mais ou menos consistente. Se colocar pouco dará ponto de pirão. Refogue o frango na gordura e sirva quente.
  • 3. Dicas: O flocão de arroz tem duas empresas que fabricam aqui no Nordeste: uma em Arapiraca-AL e outra em Paulista-PE. No Maranhão os sitiantes fazem no pilão. Se quiser aumentar o angu, ponha mais flocão, mais água e um tablete de caldo de galinha.
A receita tem orígem no sertão, desde o tempo de minha avó. Ela fazia o angú com fubá de milho, porém a idéia de fazer com fubá de arroz foi minha.

Tempo de preparo:

Comentários (3)

´Petro, adorei sua receita; pois amo a cozinha regional.Adoraria fazer o passo a passo, mas não conheço o flocão de arroz. Pode ser ignorãncia minha ou talvez não exista menos aqui em Minas. Mas não deixarei de fazer por esse motivo; substituirei pelo fubá. Parabéns pela divulgação no Globo Rural!

Há cinco anos que participo de um evento em um centro espírita aqui em João Pessoa, para confecção de uma pomada. São cinco reuniões para a preparação. A última é encerrada com um almoço feito no local. O encarregado da cozinha, sabendo que gosto de cozinhar, me convidou para fazer parte da equipe, mas os dirigentes negaram, alegando que a equipe já estava completa. No ano passado eu apresentei, no Globo Rural, duas receitas, sendo esta uma delas. O jornal local também mostrou a matéria. Depois disso, na primeira reunião no centro, a esposa do dirigente veio falar comigo e disse que queria que eu fizesse parte da equipe da cozinha. Eu perguntei por que ela estava me convidando e respondeu que viu a matéria na TV. Eu falei: - É, foi preciso eu aparecer na televisão, ficar famoso, para poder ser convidado. Tudo bem, eu aceito! Entre risos e boas vindas, fui acolhido pela equipe.

Enviei esta receita para o Globo Rural e recebi a visita da equipe para colocar no ar. Fizemos a gravação e foi ao ar no dia 09/04/08. Quem quiser ver é só procurar no site do Globo Rural para assistir.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: