Fusilli de oito grãos

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (16)


Preparo

  1. 1.
    Retire a pele do tomate e separe a polpa das sementes (compre tomates bem maduros para dar mais sabor). Uma dica super bacana para retirar a pele do tomate é cortar em cruz o fundo antes de cozinhar. Coloque em água fervente por 3 minutos. A pele do tomate está solta e fácil de ser retirada.
  2. 2.
    O ideal é preparar dois molhos diferentes ao mesmo tempo para economizar tempo:
  3. 3.
    Primeiro molho: Frite a cebola no óleo de girassol ou canola. Adicione o alho e o manjericão (reserve um pouco de manjericão para a finalização do prato).
  4. 4.
    Cozinhe a polpa do tomate cortada em pedaços grandes em fogo médio e coloque pimenta do reino branca moída na hora, louro e sal grosso a gosto. Muito cuidado com as quantidades, pois ele é mais forte que o sal refinado.
  5. 5.
    Segundo molho: Frite a cebola e, logo após, o alho no óleo de girassol ou canola. Adicione as sementes do tomate, orégano, sal grosso a gosto e pimenta moída na hora em fogo médio. Depois de cozinho, bata no liquidificador até se tornar uma mistura homogênea e peneire.
  6. 6.
    Misture o primeiro molho ao segundo molho. Adicione azeite e verifique se há necessidade de colocar mais sal. Coloque uma pitada de açúcar para quebrar a acidez do molho.
  7. 7.
    Coloque a água da massa para ferver e adicione uma pitada de sal grosso e um galho de manjericão para um toque especial. Cozinhe a massa por aproximadamente 10 minutos e comece verificar o ponto de cozimento de sua preferência. Escorra a massa e prepare-a no prato para receber o molho e os itens de finalização.
  8. 8.
    Finalização:
  9. 9.
    Enquanto a massa cozinha em água fervente, “asse” os tomates cereja rapidamente no fogo do fogão. Utilize um garfo com cabo de madeira, para evitar possíveis queimaduras. Segure-o com um guardanapo ou luva térmica e retire-os do fogo quando a pele do tomate começar estourar e quando ele estiver com aparência de churrasco. Estes tomates serão utilizados para deixar seu prato mais bonito e convidativo.
  10. 10.
    Corte as bolinhas de mussarela de búfala em duas e corte as azeitonas sem caroço em quatro partes. Fatie as amêndoas e coloque-as para assar em fogo alto durante 05 minutos. Elas serão utilizadas na decoração/finalização do prato.
  11. 11.
    Agora é o momento de colocar sua criatividade em ação! Decore com a mussarela de búfala e as azeitonas. Caso prefira, utilize pimentas brancas moídas na hora para deixar o prato mais cheiroso e bonito. Chame seus convidados para apreciar sua obra de arte!
  12. 12.
    Dica:
  13. 13.
    1. Você sabia que o azeite perde suas propriedades nutritivas quando aquecido? É por isso que se recomenda o uso de óleo de canola ou girassol nesta receita.
  14. 14.
    2. Aprenda uma técnica bem interessante para você que não tem um moedor de pimenta em casa. Envolva os grãos de pimenta em um tecido ou guardanapo e bata com algo para moer.
  15. 15.
    3. Adicione 02 colheres de azeite para valorizar o sabor da massa e do molho.
  16. 16.
    4. Para conservar ainda mais o molho de tomate, armazene em uma embalagem plástica própria para congelamento no freezer. Para evitar a perda de nutrientes e o sabor no processo de descongelamento, mantenha o molho na geladeira até que o processo termine e só depois esquente-o.
  17. 17.
    5. Você pode substituir a mussarela de búfala por mussarela de vaca, ricota ou queijo de cabra.
  18. 18.
    Rendimento: 2 pratos

Vídeo recomendado

Comentários (0)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou:

Massas Azeite Macarrão Alho Azeitona Azeitona preta Fusilli Louro Mussarela Orégano Pratos principais Tomate cereja Óleo de girassol Amêndoas Manjericão Mussarela de búfala